Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trump pergunta a premiê se Canadá queimou a Casa Branca em 1812

Justin Trudeau, primeiro-ministro canadense, questionava Trump sobre a aplicação de barreiras comerciais como medida de "segurança nacional"

Os canadenses reagiram com incômodo frente aos relatos de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, questionou o primeiro-ministro Justin Trudeau se o Canadá havia incendido a Casa Branca em 1812, durante a Guerra Anglo-americana, segundo a rede de televisão CNN.

De fato, a residência presidencial dos Estados Unidos, independente desde 1776, foi incendiada durante o confronto entre as tropas do governo americano e das colônias britânicas ao norte do continente, hoje Canadá, em 1814.

Não está claro se o comentário foi uma piada de Trump. A CNN informou que  a declaração surgiu quando ambos discutiam as novas tarifas aplicadas pelos Estados Unidos às importações de ferro e aço de seus aliados, entre os quais o Canadá, União Europeia e México.

Trudeau havia perguntado como os Estados Unidos poderiam justificar as tarifas como uma questão de “segurança nacional”. “É simplesmente ridículo ver qualquer comércio com o Canadá como uma ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos”, Trudeau teria dito sobre a medida.

“Vocês não queimaram a Casa Branca?”, rebateu Trump.

O diálogo reflete a estratégia frequentemente adotada por Trump de responder de forma inusitada e fora de contexto quando se vê sem argumentação consistente. Usuários de redes sociais ridicularizaram a gafe histórica do presidente americano e o contexto em que a acusação foi feita.

“Eu desafio qualquer jornalista a perguntar ao @realdonaldtrump quando a Guerra de 1812 aconteceu”, escreveu uma usuária no Twitter.