PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Tribunal russo multa Wikipédia por informações sobre guerra na Ucrânia

É a sétima vez que a enciclopédia digital é multada, somando 8,4 milhões de rublos (5,1 milhões de reais), apenas em 2023

Por Da Redação
27 abr 2023, 18h08

Pela sétima vez em 2023, um tribunal da Rússia multou nesta quinta-feira, 27, a Wikimedia Foundation, dona da Wikipédia, em 2 milhões de rublos (cerca de 1,2 milhão de reais) por supostamente divulgar conteúdos “proibidos” sobre a atuação das suas tropas na guerra na Ucrânia, de acordo com a agência de notícias russa Interfax. O valor total das penalidades já soma 8,4 milhões de rublos (5,1 milhões de reais).

Através de artigos publicados na plataforma, uma série de “informações militares classificadas” sobre uma das unidades militares da Rússia teriam sido levadas à público e teriam motivado a aplicação da última multa. Entre dados supostamente sigilosos estão a localização, a estrutura de comando e os equipamentos utilizados no conflito com os ucranianos, que teve início em fevereiro do ano passado.

Em um comunicado, a empresa relatou que os conteúdos repudiados eram de boas fontes e seguem os padrões estabelecidos pela Wikipédia. A plataforma independente é uma das poucas a resistir à repressão estatal russa, intensificada com a invasão ao território ucraniano, sobre as informações publicadas no meio digital.

+ Rússia diz que pode tomar mais ativos do Ocidente em represália a sanções

“Ainda não estamos bloqueando a Wikipédia, não há tais planos por enquanto”, afirmou o ministro de assuntos digitais Maksut Shadaev, em entrevista à Interfax, na semana passada.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, a administração de Vladimir Putin, presidente da Rússia, tirou do ar mais de 138 mil sites por “divulgarem fake news” a respeito do país e do que chamam de operação militar especial na Ucrânia.

Em 2022, o Facebook foi bloqueado pelo governo, enquanto o Twitter foi restringido, a partir de alegações de “discriminação” contra os russos e de veiculação de imagens do conflito. A decisão seria, ainda, uma forma de controlar o acesso da população local aos apelos de autoridades ucranianas.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.