Clique e assine a partir de 8,90/mês

Torre Eiffel é evacuada após alerta de bomba

Cerca de 1.500 pessoas estavam no local. Monumento já foi reaberto

Por Da Redação - 30 mar 2013, 18h48

A Torre Eiffel, famoso ponto turístico de Paris, foi evacuada na noite deste sábado após uma ligação anônima originária de uma cabine telefônica em Val-de-Marne, na periferia parisiense. Segundo fontes da polícia ouvidas pelo jornal francês Le Parisien, a chamada anunciava um atentado para as 21h30 no horário local (17h30 de Brasília).

Um perímetro de segurança foi estabelecido em torno do monumento às 19h30, e os policiais evacuaram do local as cerca de 1.500 pessoas presentes no momento, entre visitantes e funcionários. A polícia, que ressaltou que todo alerta é “tratado com seriedade”, fez uma inspeção para identificar possíveis explosivos e reabriu o monumento por volta das 22h.

Alertas como esse contra monumentos e locais públicos são frequentes na capital francesa. Em setembro de 2010, a torre também foi evacuada, assim como o jardim público Champs de Mars e a estação Saint Michel, no centro da cidade, em razão de ligações semelhantes.

No último mês de fevereiro, as autoridades francesas reforçaram o plano de alerta antiterrorista Vigipirate, que se encontra atualmente no nível vermelho, imediatamente inferior à máxima escala – a de cor escarlate -, e abrange, entre outras medidas, o aumento da vigilância nos edifícios públicos e nas infraestruturas de transporte.

(Com agência AFP e EFE)

Continua após a publicidade
Publicidade