Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Tornados no Missouri deixam ao menos 3 mortos

Ventos derrubaram prédios, árvores e postes de energia elétrica; equipes de emergência ainda trabalham no resgate de pessoas presas em escombros

Fortes tornados atingiram o Missouri, nos Estados Unidos, na noite desta quarta-feira 22. Ao menos três pessoas morreram em Golden City, no sul do estado. Os ventos derrubaram prédios, árvores e postes de energia elétrica na cidade. Os serviços de emergência alertaram os moradores para iminentes inundações. Ao menos 20 pessoas foram atendidas em hospitais locais com ferimentos.

Durante a noite, o governo emitiu um alerta de emergência em Jefferson City, a capital, e pediu aos moradores que procurassem abrigo ante as fortes chuvas e ventos, que também afetaram as cidades de Oklahoma e Kansas.

Segundo o Departamento de Segurança Pública do Missouri, o dano em Jefferson City é “extenso”, mas nenhuma morte foi registrada no local. Imagens nas redes sociais mostram a destruição.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (NWS, na sigla em inglês) registrou ao menos 29 tornados nas últimas 24 horas no Missouri e mais de 170 desde sexta-feira 17.

Um morador de Carl Junction, localizada a aproximadamente 300 quilômetros de Jefferson City, filmou um dos tornados que passou pela região.

O governador do estado, Mike Parson, afirmou a jornalistas na manhã desta quinta-feira, 23, que “houve muita devastação”. “Tivemos muita sorte de não termos mais feridos e mais mortes em todo o estado. Mas três são demais”, disse.

Segundo Parson, alguns moradores de Jefferson City ainda estão presos nos escombros deixados após a queda de edifícios. Equipes de emergência ainda trabalham nos resgates na capital.

Jefferson City tem 43.000 habitantes. Segundo a imprensa local, as sirenes de emergência foram acionadas na cidade na noite de quarta, 20 minutos antes da passagem do tornado.

“Quando aconteceu … parecia um terremoto”, relatou Cindy Sandoval-Jakobsen, moradora local, à emissora CNN.