Clique e assine com até 92% de desconto

Terremoto de 6,8 pontos atinge Sulawesi, na Indonésia

Não há registros de vítimas do terremoto, que foi sentido em área de exploração da Vale; alerta tsunami foi suspenso

Por Da Redação 12 abr 2019, 17h07

A Indonésia suspendeu um alerta de tsunami emitido mais cedo nesta sexta-feira, 12, mas pediu aos moradores e visitantes da ilha de Sulawesi que permaneçam atentos e fujam para áreas mais altas. A atenção foi redobrada depois de um terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter ter atingido a ilha.

No ano passado, dois grandes tsunamis e vários terremotos causaram 3.000 mortes em Palu, também em Sulawesi. Esses desastres naturais foram considerados os mais fatais do país em mais de uma década.

A agência geofísica indonésia suspendeu o alerta de tsunami cerca de 40 minutos após a emissão, informou o serviço no Twitter. Nos terremotos e tsunamis que atingiram Palu em setembro do ano passado, ondas altas chegaram à costa depois que o alerta de maremoto foi suspenso. Mais de 2.000 pessoas morreram.

Não houve relatos imediatos de danos ou de mortes em decorrência do tremor desta sexta-feira, que ocorreu a 280 quilômetros ao sul da província de Gorontalo, a uma profundidade de 43 quilômetros, segundo o serviço geológico dos Estado Unidos.

  • O terremoto foi fortemente sentido na região de mineração de níquel em Morowali. A Vale, com uma fundição de níquel, e a Donggi-Senoro, com uma planta de GNL, informaram que as operações estavam funcionando normalmente.

    O tremor foi “forte e longo”, relatou Gina Saerang, moradora de Manado, capital da província de Sulawesi do Norte, a centenas de quilômetros do epicentro, em redes sociais.

    Continua após a publicidade
    Publicidade