Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sobe para 9 número de mortos pelo desmoronamento de 3 edifícios no Rio

(Atualiza número de vítimas).

Rio de Janeiro, 27 jan (EFE).- As equipes de resgate encontraram nesta sexta-feira cinco corpos entre os escombros dos três edifícios que desmoronaram na quarta-feira no centro do Rio de Janeiro, o que elevou a nove o número de mortos e há cerca de 20 desaparecidos.

Os bombeiros, que até o momento retiraram dos escombros os corpos de cinco mulheres, três homens e o de uma pessoa que ainda não teve o sexo divulgado, intensificaram nesta sexta-feira a busca por vítimas com o apoio de cães farejadores.

Até o sexto corpo ser encontrado, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio dispunha de uma lista com 23 pessoas desaparecidas. Entretanto, os números variam constantemente conforme alguma pessoa notifica o desaparecimento de um familiar.

Porta-vozes do corpo de bombeiros explicaram que esperam encontrar a maioria de vítimas juntas, pois se sabe que um grupo de funcionários de uma mesma empresa estava participando de um treinamento no momento do acidente, ocorrido por volta das 20h30 (horário de Brasília) da quarta-feira.

Até agora foram retiradas 22 toneladas de escombros dos três edifícios, um de 20 andares, outro de dez e o terceiro de quatro, que desabaram na rua Treze de Maio.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, decretou três dias de luto oficial no estado a partir desta sexta-feira.

O desmoronamento aconteceu a poucos metros do Teatro Municipal, um edifício centenário que foi restaurado em 2009. De acordo com seus administradores, o prédio não sofreu danos com a queda das edificações vizinhas.

As autoridades suspeitam que o acidente tenha sido causado por uma falha estrutural no edifício mais alto, que teria afetado os outros dois. EFE