Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

‘Só um milagre salva o Peru do Foro de São Paulo’, diz Bolsonaro

Presidente brasileiro comentou nesta quarta-feira (9) a possível eleição do candidato esquerdista Pedro Castillo

Por Ernesto Neves Atualizado em 9 jun 2021, 19h16 - Publicado em 9 jun 2021, 18h49

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (9) que só um “milagre” pode salvar o Peru da vitória de Pedro Castillo à presidência do país.

Candidato de esquerda, Castillo tem 50,19% dos votos válidos, contra  49,79% da rival, Keiko Fujimori, segundo o órgão eleitoral peruano. Até o início da noite desta quarta-feira, 99,79% das urnas foram processadas. 

A declaração de Bolsonaro foi feita durante uma cerimônia com pastores evangélicos em Anápolis, Goiás.

“Agora perdemos o Peru. Peço um milagre para reverter, e que o Fórum de São Paulo não volte àquele país”, disse Bolsonaro.

A entidade reúne partidos de esquerda da região e é constantemente usada por Bolsonaro para alimentar o anti-comunismo em sua base.

Bolsonaro também comparou a situação do Peru outros países da América do Sul que estão se inclinando para a esquerda.

“Veja para onde foi a nossa Venezuela, um país muito rico. Veja para onde está indo nossa Argentina. Só um milagre pode salvar a Argentina. Veja ainda a Constituinte no Chile ”, disse o presidente.

Bolsonaro se referiu ao processo que deu fim à Constituição implantada pelo ditador Augusto Pinochet em 1980. A mudança foi uma das principais reivindicações dos protestos que varreram o país em 2019.

  • Continua após a publicidade
    Publicidade