Clique e assine a partir de 9,90/mês

Satélite do Facebook explode em base espacial dos EUA

O equipamento foi destruído durante um teste de lançamento do foguete Falcon 9, que levaria o satélite à órbita

Por Da redação - Atualizado em 1 set 2016, 18h20 - Publicado em 1 set 2016, 16h23

Uma explosão destruiu nesta quinta-feira o foguete Falcon 9, da companhia SpaceX, durante teste de lançamento de rotina em Cabo Canaveral, na Flórida. A aeronave deveria decolar na madrugada de sábado do Centro Espacial Kennedy para levar ao espaço um satélite israelense contratado pelo Facebook.

A SpaceX informou em comunicado que não houve feridos, mas que uma “anomalia” durante o teste resultou na perda tanto do foguete quanto do satélite de comunicações. De acordo com o jornal Orlando Sentinel, o lançamento seria o primeiro passo de um projeto lançado por Mark Zuckerberg, fundador e presidente do Facebook, para levar internet a 14 países da África, que atualmente têm pouco acesso à conexão.

Leia também:
Forte explosão é registrada em base espacial nos EUA
Avião perde parte do motor durante voo nos EUA

Um porta-voz da Estação da Força Aérea em Cabo Canaveral disse uma explosão “significativa” aconteceu pouco depois das 9h, no horário local (10h no Brasil), no Complexo de Lançamento 40, que é alugado pela SpaceX. “Nossas equipes de gerenciamento de emergências estão respondendo ao episódio”, afirmou o porta-voz, Bryan Purtell.

Pessoas em prédios a quilômetros de distância do local escreveram nas redes sociais que sentiram a explosão e vídeos mostraram uma grande nuvem de fumaça preta no local. Autoridades locais afirmaram que os moradores da região não correm perigo.

(Com Reuters)

Publicidade