Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Satélite da Coreia do Norte colocado em órbita está inativo

Lançado semana passada, equipamento 'está dando voltas ou caindo' e não enviou nenhuma transmissão, diz astrônomo da Universidade de Harvard

O satélite espacial que a Coreia do Norte pôs em órbita na semana passada está inativo, afirmou nesta segunda-feira um astrônomo americano ao jornal The New York Times. “Está dando voltas ou caindo, e não recebemos nenhuma transmissão”, explicou Jonathan Mcdowell, astrônomo da Universidade de Harvard e especialista no acompanhamento de lançamento de foguetes e atividade espacial.

Leia também:

Satélite norte-coreano entrou em órbita, confirma Seul

Segundo Mcdowell, tudo indica que o satélite, apesar de seguir em órbita, pode estar até “morto”. A Coreia do Norte se transformou na última quarta-feira no 11º país a conseguir pôr em órbita com sucesso um satélite espacial, o que provocou uma forte condenação internacional.

Mísseis – Vários países acreditam que o lançamento do foguete de longo alcance norte-coreano que levava o satélite encobre um teste de mísseis balísticos que violaria duas resoluções da ONU. Anunciado no final de novembro, o lançamento aumentou as tensões na península coreana, colocando Coreia do Sul e Japão em alerta máximo.

O governo japonês instalou mísseis terra-ar para destruir o foguete caso o seu território fosse ameaçado e os Estados Unidos mobilizaram navios de guerra na região para monitorar o lançamento e garantir a segurança de seus aliados. Apesar da precaução, o governo japonês informou que o foguete passou sobre a ilha de Okinawa, mas não foi abatido pela defesa antiaérea local.

(Com agência EFE)