Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Sarkozy deverá ficar de fora da reunião do Eurogrupo do próximo dia 20

Roma, 16 jan (EFE).- O presidente da França, Nicolas Sarzkozy, não poderá mais viajar para Roma e deverá ficar de fora da reunião com a chanceler alemã, Angela Merkel, e o primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, a qual estava marcada para o próximo dia 20 de janeiro, confirmaram à Agência Efe fontes do Governo italiano.

Segundo as mesmas fontes, as autoridades estudam um modo alternativo para realizar essa reunião, que também poderia ser realizada através de teleconferência e, por isso, ainda não foi cancelada até o momento.

No último dia 6 de janeiro, Monti e Sarkozy anunciaram que França, Alemanha e Itália iriam preparar a reunião do Eurogrupo já na próxima sexta-feira, na capital italiana. Já o Conselho Europeu ficaria marcado para o dia 30 de janeiro.

A reunião dos três líderes deveria ser realizada no final de uma rodada de encontros, coordenados nestas duas últimas semanas por Monti, que também viajou para Berlim e Londres para se reunir com Merkel e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, respectivamente.

A cúpula do Conselho Europeu, marcada para o próximo dia 30, vai enfatizar a criação de emprego e o crescimento com base nos planos de austeridade e na consolidação fiscal. Os líderes também deverão revisar a minuta do pacto orçamentário que negociam atualmente todos os países da UE menos o Reino Unido. EFE