Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rússia prepara expulsão de 35 diplomatas dos EUA

A medida é uma resposta direta a expulsão do mesmo número de diplomatas russos em instalações nos Estados Unidos

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, anunciou nesta sexta-feira planos para expulsar 35 diplomatas americanos do país, em resposta à medida adotada por Washington pela suposta interferência de Moscou nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. Na quinta-feira, o mesmo número de diplomatas russos foi expulso de instalações em território americano.

“A reciprocidade é lei diplomática nas relações internacionais. Por isso, propomos ao presidente da Rússia que declare ‘persona non grata’ 31 funcionários da embaixada dos EUA em Moscou e outros quatro do consulado americano em São Petersburgo”, informou Lavrov. O ministro disse ter sugerido a expulsão ao presidente Vladimir Putin, porém, ainda não se sabe se a proposta será aceita.

Durante a madrugada, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Maria Zakharova, afirmou através de redes sociais oficiais que “não há dúvida que que a resposta adequada da Rússia deixará oficiais de Washington igualmente desconfortáveis”. É comum que expulsões de diplomatas sejam respondidas na mesma moeda. Em 2001, o presidente americano George W. Bush expulsou cinquenta diplomatas russos do país por acreditar que se tratavam de espiões. Como resposta, 50 oficiais americanos precisaram deixar a Rússia.

O jornal americano The Washington Post informou que a Casa Branca estuda retaliações à interferência dos russos nas eleições. Entre as medidas que podem ser confirmadas até o fim da semana estão sanções econômicas e censura diplomática. Além disso, o país estaria planejando operações “secretas” cibernéticas contra os russos.

(Com EFE e ANSA)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. É a tal reciprocidade diplomática. Sempre é assim.

    Curtir

  2. “Interferência dos Russos nas eleições”, vcs tratam isso como um fato? Vcs não se conformaram ainda com a vitória do Trump? Vire a página, Veja. Chega disso, vcs perderam.

    Curtir

  3. Fábio Luís Inaimo

    Quem ganhou e quem perdeu!? Todos PERDERAM nó cego !!

    Curtir

  4. Fábio Luís Inaimo

    TrumPT e PuTrin, pra quem gosta de guerra é um prato cheio!! Viva a III Guerra mundial !! Viva a BURRICE !!!

    Curtir

  5. Michel Carvalho

    Obama moleque. Está saindo e deixando a bomba para o Trump. E tudo porque não gostou que a candidata de seu partido perdeu a eleição.

    Curtir

  6. Fábio Luís Inaimo

    Avança a BURRICE, e com ela a IRRESPONSABILIDADE !!

    Curtir

  7. Fábio Luís Inaimo

    Eleição não é futebol, nem religião, não tem torcida, nem ganhadores, nem perdedores! Ao eleger um escroto populista narcisista como Lula, PuTrin, TrumPT. Põe em risco a vida a estabilidade mundial, a prosperidade, as gerações de nossos filhos e netos, TODOS PERDEM !! Isso é molecagem !!

    Curtir

  8. Democrata Cristão

    Como a Direita está ficando burra nos EUA! Como podem eleger um jumento como Trump? Parte da família de minha esposa mora nos EUA desde a década de 80 e fico embasbacado com as notícias de lá! Trump se alinhar com Putin Rato KGB? Putin é matador de crianças na Síria! Putin persegue a igreja cristã na Rússia! Se tu falar de Jesus para alguém na rua tu é preso, só pode falar com autorização do governo!

    Curtir

  9. Democrata Cristão

    Participo, através da internet, de um grupo na Rússia que luta por liberdade e transparencia na Rússia. Cara! Voce não tem ideia de como é na Rússia, esse grupo apanha e é preso só por abrir a boca por opinar, voce pode literalmente “sumir” por causa das suas opiniões. Putin é ditador Socialista-Comunista! Ele exalta o regime da ex-URSS! Tenho os nomes dos “ex-KGBs” que ele colocou ao lado dele para governar e é tudo “sangue bom”! A coisa lá é braba! Tanto candidato bom na Direita dos EUA os caras foram escolher o Trump?!

    Curtir