Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Rússia prendeu 740 manifestantes anti-guerra neste sábado

País registra uma série de manifestações contra a convocação de 300 mil reservistas para lutarem na guerra da Ucrânia

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 24 set 2022, 17h10

Ao menos 740 pessoas foram detidas neste sábado na Rússia durante protestos contra a guerra na Ucrânia. Desde quarta-feira, quando o presidente russo Vladimir Putin convocou 300.000 reservistas para se juntarem ao exército do país, que manifestações contra a mobilização de guerra se intensificaram em Moscou e São Petersburgo.

Na própria quarta, 1.311 pessoas foram presas, de acordo com a ONG de direitos humanos OVD-Info. A mesma instituição que fez o cálculo das 740 prisões deste sábado, que ocorreram em ao menos 30 cidades.

O alistamento em massa de reservistas, o primeiro desde a segunda guerra mundial, gerou revolta na população e uma corrida para as fronteiras. Um dos slogans dos manifestantes contra a iniciativa diz que as pessoas não querem ser “bucha de canhão” de Putin na Ucrânia.

Oficialmente, a Rússia está convocando homens de até 35 anos com experiência militar recente ou habilidades essenciais para o campo de batalha, porém relatos surgiram pelo país de homens fora desses critérios que receberam cartas de convocação para a guerra repentinamente, o que elevou a onda de indignação que trouxe à tona manifestações contra a guerra até então dormentes no país.

Jornalistas da agência Reuters registraram momentos de brutalidade policial em São Petersburgo neste sábado, quando agentes em equipamentos anti-motim detiveram uma série de manifestantes e os colocaram em vans. Mais cedo, ainda de acordo com a agência, o chefe do Conselho de Direitos Humanos do Kremlin, Valery Fadeyev, anunciou publicamente que havia escrito ao ministro da Defesa, Sergei Shoigu, um pedido para “resolver urgentemente” os problemas da mobilização.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.