Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rússia diz que manterá militares na Venezuela por tempo indeterminado

Países possuem acordo intergovernamental bilateral sobre cooperação técnica militar assinado em maio de 2001

O governo da Rússia anunciou que manterá militares na Venezuela por tempo indeterminado. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Moscou, Maria Zakharova, disse que a manutenção dos oficiais no país está sustentada em acordos bilaterais.

Os russos apoiam o governo de Nicolás Maduro, em oposição aos Estados Unidos e União Europeia, que consideram Juan Guaidó o presidente legítimo venezuelano.

“Quanto tempo (os militares russos ficarão no país)? Enquanto eles precisam, e enquanto o governo venezuelano precisa eles. Tudo está sendo feito com base em acordos bilaterais “, disse Maria Zakharova. “Existem estruturas jurídicas internacionais e bilaterais para isso.”

No começo desta semana, o Ministério das Relações Exteriores reiterou que o envio de militares russos para a Venezuela segue restrita conformidade com a Constituição do país e o acordo intergovernamental bilateral sobre cooperação técnica militar assinado em maio de 2001.

Reproduzindo informações da imprensa, a agência oficial da Rússia informou a chegada dos aviões An-124 e Il-62 ao Aeroporto de Caracas em 23 de março, transportando militares russos e 35 toneladas de carga a bordo.

(Com Agência Brasil)