Clique e Assine por somente R$ 2,50/semana

Rússia diz que manterá militares na Venezuela por tempo indeterminado

Países possuem acordo intergovernamental bilateral sobre cooperação técnica militar assinado em maio de 2001

Por Da Redação 29 mar 2019, 06h25

O governo da Rússia anunciou que manterá militares na Venezuela por tempo indeterminado. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Moscou, Maria Zakharova, disse que a manutenção dos oficiais no país está sustentada em acordos bilaterais.

Os russos apoiam o governo de Nicolás Maduro, em oposição aos Estados Unidos e União Europeia, que consideram Juan Guaidó o presidente legítimo venezuelano.

  • “Quanto tempo (os militares russos ficarão no país)? Enquanto eles precisam, e enquanto o governo venezuelano precisa eles. Tudo está sendo feito com base em acordos bilaterais “, disse Maria Zakharova. “Existem estruturas jurídicas internacionais e bilaterais para isso.”

    No começo desta semana, o Ministério das Relações Exteriores reiterou que o envio de militares russos para a Venezuela segue restrita conformidade com a Constituição do país e o acordo intergovernamental bilateral sobre cooperação técnica militar assinado em maio de 2001.

    Reproduzindo informações da imprensa, a agência oficial da Rússia informou a chegada dos aviões An-124 e Il-62 ao Aeroporto de Caracas em 23 de março, transportando militares russos e 35 toneladas de carga a bordo.

    (Com Agência Brasil)

    Continua após a publicidade
    Publicidade