Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rússia acusa governo da Ucrânia de descumprir acordos

Ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov reclamou de inação em Kiev para desarmar grupos ilegais, como previsto no pacto feito em Genebra

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, acusou nesta segunda-feira o governo interino da Ucrânia de descumprir os acordos fechados em Genebra na semana passada para frear a crise no país, onde a tensão segue alta na região leste por causa da atuação de grupos pró-Rússia.

Segundo Lavrov, o governo de Kiev não fez nada ainda para desarmar grupos ilegais, especialmente os ultra-nacionalistas do “Setor Direita”, que reúne até mesmo neonazistas.

Leia também:

Tiroteio na Ucrânia rompe trégua de Páscoa. Três morrem

“O acordo de Genebra não só não está sendo cumprido, mas se dão passos, em primeiro lugar por quem usurpou o poder em Kiev, que o transgridem flagrantemente”, disse o chefe da Chancelaria russa em entrevista coletiva ao término de suas conversas com seu colega moçambicano, Oldemiro Balói.

Lavrov afirmou que o governo de Kiev se queixa de que não foram desocupados os edifícios administrativos, mas as autoridades ucranianas “não movimentaram um dedo para eliminar as causas de fundo desta profunda crise”.

Leia mais:

EUA, UE e Rússia chegam a acordo inicial para frear crise na Ucrânia

Separatistas ucranianos irão depor as armas se não forem perseguidos

(Com agência EFE)