Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rio-2016 usa bandeira errada da China – de novo

Após aparecer na abertura dos Jogos, a bandeira com estrelas mal alinhadas voltou na final do vôlei feminino. E irritou chineses nas redes sociais

A final do vôlei feminino na Rio-2016 terminou com uma medalha de ouro para a China e, mesmo assim, provocou raiva entre os chineses nas redes sociais. O motivo é um novo erro do comitê organizador, que utilizou uma bandeira do país com estrelas mal alinhadas durante a premiação – pela segunda vez.

A bandeira oficial da China é composta por uma grande estrela amarela, que representa o Partido Comunista, e outras quatro estrelas menores. Na versão correta, as estrelas pequenas estão inclinadas em direção à estrela maior. Já na versão usada na final do vôlei, elas estão retas, posicionadas na mesma direção.

Bandeira da China A versão correta da bandeira da China

A versão correta da bandeira da China (Clive Rose/Getty Images)

A bandeira incorreta já havia sido usada durante a cerimônia de abertura da Rio-2016 e nas primeiras disputas dos Jogos, gerando uma reclamação oficial do Consulado da China no Rio. Após o episódio, o comitê olímpico pediu novas bandeiras ao fabricante, que foram usadas na maior parte das competições seguintes. Por isso, houve surpresa nas redes quando a bandeira errada voltou a aparecer, no sábado.

Os internautas chineses chegaram a lançar uma hashtag para discutir assunto e muitos pareciam ter a mesma dúvida: como os organizadores conseguiram cometer o mesmo erro novamente? Uma das postagens chegava a afirmar que o Brasil não tinha “qualificação para sediar ou competir nas Olimpíadas”, tal a revolta dos chineses.

Leia também:
Rio-2016: bandeira com estrelas mal alinhadas ofende a China
Algoz do Brasil, China leva ouro no vôlei feminino

De acordo com rede BBC, o comitê organizador dos Jogos está investigando como a falha aconteceu e deve emitir desculpas oficias à China – mais uma vez. Um dos usuários do Weibo, rede social chinesa, defende que não há perdão pela confusão: “Cometer tal erro de novo é realmente absurdo! Os chineses não podem aceitar desculpas do Comitê Olímpico do Rio”, escreveu.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Aloisio Barros

    Esses vermelhos são um saco…exemplo de eficiência. Como se as estrelas no céu estivessem todas alinhadas como querem na bandeira. Se contar nossas estrelas em nossa bandeira vão ver que em cada uma tem um número de estrelas.

    Curtir

  2. Cesar Santana Alves de Queiroz

    As bandeiras estão posicionadas corretamente!
    Observe que todas as 3 (três) bandeiras estão corretas.

    O fato é que a foto foi tirada do outro lado (atras), basta observar as bandeiras dos EUA e da Sérvia também.
    O erro foi de vocês VEJA em interpretar que a da China estava errada.

    Favor publicar matéria de retratação do erro no Facebook de vocês também!

    Curtir

  3. O leitor Cesar Santana dormiu no ponto: se o erro seria apenas o efeito de se fotografar as três bandeiras por trás, e isso seria comprovado pela bandeira dos EUA e da Sérvia estarem invertidas, então singifica que, para quem estava olhando de frente, a bandeira da China estava invertida.

    Curtir

  4. Aloisio Barros

    Senhores Cesar Santana e Mack, ambos estão equivocados. O problema é na bandeira da China. As 4 estrelas deveriam estar com uma das pontas apontadas para a estrela maior e na bandeira, elas aparecem alinhadas na horizontal cada uma. Nada a ver a posição das bandeiras, leiam o texto.

    Curtir