Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rio-2016: bandeira com estrelas mal alinhadas ofende a China

O consulado geral da China no Rio de Janeiro apresentou uma queixa oficial ao Comitê Olímpico, que se desculpou pelo ocorrido

Quatro das cinco estrelas de diversas bandeiras chinesas usadas nas cerimônias de entrega de medalhas da Rio-2016 não estão posicionadas corretamente, indicou nesta segunda-feira o Consulado-Geral da China no Rio de Janeiro, provocando um pequeno incidente diplomático. Nas redes sociais chinesas, alguns internautas denunciaram um complô contra o país, classificando os organizadores de “os piores” da história.

LEIA TAMBÉM:
China inaugura ônibus que circula sobre os carros
Ex-funcionário do FBI confessa ser agente da China

A bandeira chinesa é composta de uma grande estrela amarela, que representa o Partido Comunista, e outras quatro estrelas menores em semicírculo ao redor da maior sobre um fundo vermelho. As estrelas menores são posicionadas de modo que uma de suas pontas fique direcionada para a estrela maior, mas as quatro estrelas menores das bandeiras chinesas nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, incluindo a carregada pela esgrimista Lei Sheng durante a cerimônia de abertura na última sexta-feira, estavam posicionadas na mesma direção.

O Consulado-Geral da China no Rio indicou nesta segunda-feira nas redes sociais que apresentou uma queixa oficial ao comitê organizador. Os organizadores pediram desculpas, acrescentou o consulado, e entraram em contato com o fabricante para corrigir o erro. A China já conquistou três medalhas de ouro nos dois primeiros dias de competição da Rio-2016.

Atletas conduzem a bandeira oficial da China na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Maracanã Atletas conduzem a bandeira oficial da China na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Maracanã

Atletas conduzem a bandeira oficial da China na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016 no Maracanã (Kai Pfaffenbach/Reuters)

(Com AFP)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Augusto Zéfiro

    Uma sugestão para o comitê olímpico para evitar esse tipo de problema, cada delegação fica responsável por levar a sua bandeira.

    Curtir

  2. Aloizio Barros de Souza

    Tanto detalhe com as estrelas e usam mão de obra escrava para fabricar aquelas bugingangas que vendem por aqui na 25.

    Curtir

  3. Micky Oliver

    É meeeeessssmooooo, é??? Joda-se!

    Curtir

  4. Mércia Machado Munhoz

    Isso demonstra que até a comunista China dá valor a sua bandeira. Enquanto que os petralhas põem fogo na nossa, que contradição.

    Curtir

  5. Pablo Sanchez

    A Bandeira em questão foi fabricada na “China” e como qualquer produto chinês… a qualidade é péssima…

    Curtir

  6. Carlos Leonardo

    Os chineses estão certos em reclamar, afinal a nossa bamdeira é muito mais complexa que a deles e nas olimpíadas de Pequim eles a confeccionaram corretamente. Aliás, nosso país ja deu tanta bola fora nas olimpíadas, pelo menos podoa acertar todas as bandeiras.

    Curtir