Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Refugiado sírio encontra 50 mil euros e entrega à polícia

O jovem de 25 anos descobriu o valor escondido no compartimento secreto de seu armário

Um refugiado sírio virou herói na Alemanha após entregar à polícia local uma quantia de 50 mil euros (equivalente a mais de 180.000 reais), além de cadernetas de poupança no valor de 100.000 euros, que estavam escondidos no guarda-roupa usado que ganhou de uma instituição de caridade.

O jovem de 25 anos, identificado pela polícia da cidade de Minden como Muhannad M., disse ao jornal Bild que, como um muçulmano, não poderia ficar com o dinheiro. “Alá nunca permitiria que eu financiasse meus próprios interesses com a riqueza dos outros”, afirmou. O dinheiro encontrado estava em um compartimento secreto, entre dois pedaços de madeira, no fundo do armário. Antes de decidir o que fazer com a alta quantia, Muhannad fez uma rápida busca na internet para checar se as notas de 500 euros eram verdadeiras e resolveu procurar os oficiais.

Leia também:

ONU: Número de refugiados é o mais alto da história

Vilarejo na Suíça prefere pagar multa de 1 milhão de reais a receber 10 refugiados

Marinha da Itália registra momento em que barco com mais de 500 refugiados naufraga

De acordo com as autoridades, Muhannad chegou à Alemanha como refugiado em outubro, após deixar a sua família na Síria. Quatro semanas depois, ele foi realocado em Minden, onde está cursando aulas de alemão e planejando continuar seus estudos no futuro. O dinheiro encontrado seria suficiente para trazer seus dois irmãos mais novos para a Europa e construir uma nova vida.

“Esse jovem se comportou de maneira exemplar e merece ser reconhecido”, declarou a polícia em um comunicado. “As pessoas costumam devolver pequenos valores, mas uma soma tão alta é absolutamente excepcional”. A polícia ainda está buscando o dono das notas e das cadernetas de poupança, porém, Muhannad irá receber 3% do valor (1500 euros ou 5300 reais) como recompensa por ter devolvido o dinheiro.

(Da redação)