Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rajoy parabeniza Peña Nieto e oferece apoio da Espanha

Candidato do PRI é o vencedor das presidenciais, segundo autoridade eleitoral

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, parabenizou nesta segunda-feira o vencedor das eleições presidenciais do México, Enrique Peña Nieto, e lhe garantiu ‘todo o apoio da Espanha’. Peña Nieto, candidato do Partido Revolucionário Institucional (PRI), foi declarado vencedor pelo Instituto Federal Eleitoral (IFE) com 37,33% dos votos, quando já tinham sido contabilizadas 78,47% das urnas.

Leia também:

Leia também: Novo presidente mexicano é uma mistura de Collor e Berlusconi

Após lembrar os ‘sólidos laços de amizade, fraternidade e cooperação’ que unem ambos os países, Rajoy disse em um telegrama que, para seu governo, ‘sempre será uma prioridade trabalhar com as autoridades mexicanas na manutenção e fortalecimento destes vínculos, em benefício de ambos os povos’. “Desejo muita sorte nas responsabilidades que assumirá como presidente do México”, afirmou Rajoy.

No domingo, o ex-presidente mexicano, Felipe Calderón, também felicitou Peña Nieto pela vitória. Contudo, o seu principal rival, o esquerdista Andrés Manuel López Obrador, ainda não reconheceu a derrota. Obrador está em segundo lugar na corrida, com 32,55% dos votos.

(Com agência EFE)