Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Quatro brasileiros estão entre os 72 mortos no México

Segundo as investigações preliminares, há também vítimas do Equador, Honduras e El Salvador

Pelo menos quatro brasileiros estão entre os 72 corpos encontrados numa vala em um rancho no estado de Tamaulipas, México, confirmou um porta-voz do ministério brasileiro das Relações Exteriores. De acordo com o governo do México, os mortos são imigrantes sem documentos do Equador, Honduras, El Salvador e Brasil.

Pela manhã, a procuradoria-geral do México havia dito que, segundo um sobrevivente, as vítimas eram da América Central. O contra-almirante José Luis Vergara também informou que um integrante das Forças Armadas do México e três supostos bandidos morreram em uma série de enfrentamentos relacionados ao caso. “Uma aeronave que sobrevoou o local dos crimes foi expulsa com disparos de armas de alto calibre e, então, mais dois helicópteros foram enviados”, disse Vergara.

As autoridades apreenderam armas, carros e detiveram uma pessoa, suspeita de envolvimento com os assassinos.

O caso – O ministério da Marinha informou, na noite de terça-feira, ter encontrado 72 corpos em um rancho no estado de Taumalipas, no nordeste do país. Entre as vítimas, havia 14 mulheres.

A região é cenário de fortes disputas entre o cartel de traficantes de drogas do Golfo e seus antigos aliados, Los Zetas, liderados por soldados de elite desertores, acusados pelas autoridades de cometer diversos massacres e de realizar sequestros em massa.

(Com Agência France-Presse)