Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Em desafio aos EUA, Putin anuncia míssil nuclear ‘invencível’

O presidente russo afirmou que o armamento pode atingir qualquer parte do mundo e não pode ser parado pelos sistemas de defesa americanos

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que o país está testando novos armamentos capazes de vencer os sistemas de defesa americanos. Trata-se de um míssil nuclear de cruzeiro que, segundo ele, é invencível e com capacidade de chegar a qualquer parte do mundo.

O anúncio ocorreu durante um discurso televisionado em que Putin apresentou suas primeiras propostas para as eleições do dia 18 de março. Putin, que já está em seu terceiro mandado, é cotado para vencer novamente o pleito.

Ele mostrou vídeos e imagens de mísseis balísticos intercontinentais, o míssil de cruzeiro e outras armas que o país estaria desenvolvendo e testando. De acordo com o presidente, o desenvolvimento se dá por causa da retirada americana do Tratado de Mísseis Antibalísticos assinado entre os Estados Unidos e a antiga União Soviética em 1972.

O tratado proibia que as duas nações construíssem sistemas de defesa antimísseis. Porém, os Estados Unidos se retiraram em 2002, durante o governo de George W. Bush, alegando que o tratado era obsoleto e que um sistema de defesa era importante para a segurança americana. A Rússia se opôs à saída na época.

“É um míssil de cruzeiro de baixo voo e difícil de encontrar com uma carga nuclear praticamente ilimitada e uma rota de voo imprevisível, que pode ignorar as linhas de interceptação e é invencível frente a todos os atuais e futuros sistemas de defesa antimíssil e defesa aérea”, afirmou Putin. “Ele torna o sistema antimíssil dos Estados Unidos inútil”.

Durante o discurso de duas horas, Putin pediu para que os russos sugiram nomes para as novas armas.

Eleições

Durante o discurso, o atual presidente apresentou algumas de suas intenções para seu possível próximo mandato de seis anos. Apesar de possuir sete opositores nas votações, uma vitória de Putin já é esperada e apontada pelos índices de pesquisa.

O principal opositor do presidente, Alexei Navalny, teve sua candidatura barrada e desde então tem pedido aos russos para que boicotem as eleições.

A defesa era uma das promessas de Putin, que garante que suas armas são apenas para proteção, porém, se a Rússia se sentir ameaçada, fará retaliações. Ele destacou as operações do país na Guerra da Síria que, segundo ele, tem mostrado a capacidade russa de defesa.

A diminuição da pobreza e o aumento da expectativa de vida para “taxas semelhantes a do Japão” também é um dos objetivos para os próximos anos.  Segundo ele, em 2000 havia 42 milhões de russos abaixo da linha da pobreza, hoje esse número caiu para 20 milhões e sua intenção é diminuir ainda mais.

Ele também citou a necessidade de aumentar a capacidade tecnológica do país, com incentivo à ciência e Inteligência Artificial, além da importância de levar internet para as áreas mais remotas da Rússia.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Democrata Cristão (Liberdade de Expressão é meu direito CF 88 art 5 e art 220)

    A Rússia tem um arsenal considerável, mas alguns generais russos, na época da Guerra-Fria(que não acabou) emitiram um relatório dizendo que era impossível competir militarmente com os EUA e ainda o é. Putin só está sendo populista, a poderosa arma de Lubianka é a subversão, esta sim derruba países que dormem.

    Curtir

  2. Nelson Marchetto

    É mais um maluco como hitler, fidel, chaves, maduro no mundo e o povo russo ainda vota nele!!!

    Curtir

  3. Que Noticia maravilhosa. É um freio para barrar os gringos e seus paus mandados como Israel e os assassinos da Otan

    Curtir

  4. É nada Putin. Aprendeu coma Dilma e o Lula?

    Curtir

  5. Alexandre Neo

    Aumentar a expectativa de vida para “taxas semelhantes a do Japão” foi a melhor… metade da população é dependente de álcool, a outra vive de assistencialismo… vai demorar hein.

    Curtir

  6. Marcos Antonio Valadares

    que Deus Salve o nosso Brasil…ainda estamos problemas basicos de uma sociedade com pouco valor moral…

    Curtir

  7. Podolski Podolski

    OS BABA OVO DE AMERICANOS AQ TUDO LOUCO, SE ESSA NOTÍCIA TIVESSEM VINDO DO AMERICANOS VCS ESTAVAM TUDO COMEMORANDO…BANDO DE BABA OVO DE AMERICANO.

    Curtir

  8. Luiz Chevelle

    Cão que ladra não morde.

    Curtir