Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Público isolado por tempestade começa ‘êxodo’ para deixar festival nos EUA

Cerca de 70.000 pessoas ficaram presas no Burning Man, no deserto de Black Rock, durante o fim de semana

Por Da Redação
Atualizado em 4 set 2023, 18h59 - Publicado em 4 set 2023, 18h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Isoladas por uma forte tempestade que transformou em um lamaçal a região desértica de Black Rock, no estado americano de Nevada, cerca de 70.000 pessoas começaram o “êxodo” para deixar as dependências do festival Burning Man nesta segunda-feira, 4.

    Publicidade

    O festival é conhecido por atrair multidões anualmente, entre eles celebridades, empreendedores do Vale do Silício e magnatas. Todos os anos, a organização ergue uma cidade temporária no meio do deserto, a três horas do aeroporto mais próximo, que fica em Reno, a mais de 160 quilômetros de distância. 

    Publicidade

    Dessa vez, no entanto, as atividades foram suspensas pela chuva intensa, incluindo a tradicional queima de uma estátua de madeira no formato de um homem, atração que dá nome ao evento.  O festival, que existe desde a década de 1980,  se autodenomina um “movimento comunitário e cultural global” que tem como premissa princípios contraculturais, como a autoexpressão radical.

    Vídeos nas redes sociais mostraram participantes do Burning Man caminhando por campos inundados e lama densa. Banheiros portáteis, trailers e pessoas pareciam estar cobertos de lama.

    Publicidade

    Continua após a publicidade

    Como cada pessoa é responsável por levar todo o que vai consumir, incluindo água, muitas começaram a compartilhar o que tinham com os outros, fazendo jus ao espírito de coletividade e comunidade que deu origem ao Burning Man. Outros preferiram estocar o que tinham, temendo que a situação se alongasse por mais tempo.

    Publicidade

    Autoridades regionais acreditam que essa tenha sido a chuva mais longa e intensa a atingir o evento desde seu início, há mais de 30 anos.

    Com a melhora das condições climáticas no domingo, e o solo seco o suficiente para que veículos conseguissem andar sem atolar, alguns trailers e carros começaram a deixar a região. Os organizadores aconselharam, no entanto, adiar a saída até terça-feira para evitar “grandes congestionamentos”.

    Publicidade

    Apesar das autoridades terem solicitado que os participantes permanecessem em segurança no local, muitos também assumiram o risco de percorrer cerca de 8 km, a pé ou de carro, até a rodovia mais próxima.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.