Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Presidente da Guatemala é denunciado por abuso sexual

Ex-chanceler alega a Ministério Público haver mais de uma dezena de vítimas; caso está sob diligência da Procuradoria da Mulher

O presidente da GuatemalaJimmy Morales, foi acusado no Ministério Público pelo ex-ministro das Relações Exteriores Edgar Gutiérrez de ter cometido abuso sexual contra mais de uma dezena de mulheres. “Apresentei uma denúncia como testemunha e fiz uma narrativa dos fatos que me constam. Foi aberta uma investigação”, declarou Gutiérrez.

Gutiérrez tem denunciado nas últimas semanas na imprensa local a participação de Morales em casos de abuso sexual contra diversas mulheres, incluindo funcionárias do governo.  Ele destacou ter colocado o tema em discussão para “advertir às autoridades que estão abusando do poder e cometendo crimes”.

Apesar de formalizar a denúncia junto ao Ministério Público, o ex-diplomata e analista político disse não ter apresentado provas nem identificado as supostas vítimas, que não se atrevem a denunciar “porque sofrem danos psicológicos”.

O Ministério Público informou que o caso será enviado à Procuradoria da Mulher para uma diligência inicial, que pode desdobrar-se em futura investigação. Se forem encontrados elementos para investigar Jimmy Morales, será solicitada à Justiça autorização para retirar sua imunidade. A última palavra virá do Congresso, onde será necessário o aval de 105 dos 158 deputados.

(Com AFP)