Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Presidente da Croácia diz que Crimeia nunca fará parte da Ucrânia

A região foi anexada a Rússia em 2014, depois de um referendo rejeitado pela comunidade internacional

Por Da Redação
30 jan 2023, 16h39

O presidente croata, Zoran Milanovic, declarou nesta segunda-feira, 30, que a Crimeia, península do Mar Negro anexada pela Rússia em 2014, nunca mais vai fazer parte da Ucrânia. Ele também afirmou ser contra o envio de armas letais para o país, explicando a objeção da Croácia de fornecer preciosa ajuda bélica a Kiev. 

“Está claro que a Crimeia nunca mais fará parte da Ucrânia”, disse Milanovic, que também é ex-primeiro-ministro e membro do Partido Social Democrata (SDP).

Em dezembro, legisladores croatas rejeitaram juntar-se a outros países da União Europeia para treinar militares ucranianos. Crítico vocal da política ocidental na Ucrânia, Milanovic disse que não quer que seu país, o mais novo estado membro do bloco, enfrente o que ele chamou de consequências potencialmente desastrosas do conflito, que já dura 11 meses.

No entanto, há profundas divisões dentro do governo. O primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenkovic, afirmou em uma entrevista para o canal de notícias France 24 que, em deixando de apoiar a Ucrânia, o país não o “conseguiria estar do lado certo da história”. 

Continua após a publicidade

+ Adotando o euro, Croácia dá os últimos passos para entrar na UE

Milanovic adotou sua postura anti-União Europeia depois que assumiu o cargo, e alinhou suas políticas com as do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, e do líder secessionista sérvio-bósnio Milorad Dodik.

Para ele, o posicionamento dos países sobre a Guerra da Ucrânia “é profundamente imoral porque não há solução” para o conflito. Ele acrescentou que a chegada de tanques alemães na Ucrânia serviria apenas para aproximar a Rússia da China, criticando os países ocidentais por usarem dois pesos e duas medidas na política internacional. 

Continua após a publicidade

+ UE aprova adoção do euro pela Croácia a partir de 2023

Milanovic usou a independência de Kosovo, em 2008, como exemplo de que a União Europeia tomou uma postura diferente na época. Durante a guerra de independência entre 1998 e 1999, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) bombardeou a então Iugoslávia, a Sérvia e Montenegro, para proteger o país de maioria albanesa. 

“Reconhecemos Kosovo contra a vontade de um estado (Sérvia), ao qual Kosovo pertencia”, disse ele. Milanovic alertou que  não estava questionando a independência de Kosovo, mas sim o conceito de dois pesos e duas medidas.

Continua após a publicidade

Em resposta, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, prometeu restaurar o domínio ucraniano sobre a Crimeia, que foi tomada e anexada pela Rússia em 2014 em uma medida não reconhecida pela maioria da comunidade internacional. Em um referendo realizado depois que as forças russas tomaram a península, com suspeitíssimos 99% de votos a favor, Moscou justificou a atitude dizendo que a população da Crimeia queria fazer parte do país. 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.