PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Premiê do Japão promete combater queda na população: ‘Agora ou nunca’

O líder japonês, Fumio Kishida, anunciou financiamento e melhores benefícios para quem tiver filhos

Por Da Redação
23 jan 2023, 15h25

O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, prometeu tomar medidas urgentes para combater a queda na taxa de natalidade do país nesta segunda-feira, 23. O Japão tenta encorajar o povo a ter mais filhos em troca de financiamento e melhores benefícios.

No ano passado, segundo estimativas oficiais, os nascimentos tiveram um novo recorde de baixa e caíram para menos de 800 mil pessoas pela primeira vez na história.

O recorde chegou oito anos antes do que o governo esperava, precipitando um declínio populacional. A idade média do Japão é de 49 anos, a mais alta do mundo, atrás apenas da cidade-estado de Mônaco.

“Nossa nação está prestes a saber se pode manter suas funções sociais”, disse Kishida em um discurso político na abertura da sessão parlamentar deste ano. “É agora ou nunca quando se trata de políticas relativas a nascimentos e criação de filhos – é uma questão que simplesmente não se pode esperar mais”, acrescentou.

Kishida afirmou que apresentaria planos para dobrar o orçamento para políticas relacionadas à criança até junho, e que vai criar, em abril, uma nova agência governamental para Crianças e Famílias para supervisionar a questão.

De acordo com a YuWa Population Research, o Japão é o terceiro país mais caro do mundo para criar um filho. Ele só fica atrás da China e da Coreia do Sul, países também sofrem de encolhimento populacional, em sinal preocupantes para a economia global. Na semana passada, Pequim informou que a população chinesa caiu pela primeira vez em 60 anos em 2022.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.