Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Premiê da Índia inaugura primeiro templo hindu de Abu Dhabi

Abertura se dá em meio às críticas sobre ameaças e marginalização da população islâmica da Índia

Por Da Redação
Atualizado em 7 Maio 2024, 17h17 - Publicado em 14 fev 2024, 17h41

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, inaugurou nesta quarta-feira, 14, o primeiro templo hindu de Abu Dhabi, em uma tentativa de reforçar suas credenciais como estadista global meses antes de ir às urnas rumo a seu terceiro mandato. Construído em um amplo terreno, o BAPS Hindu Mandir é composto de sete torres, representando o número de xeiques que governam os sete emirados que formam os Emirados Árabes Unidos.

A inauguração no país muçulmano, no entanto, se dá em meio às críticas sobre ameaças e marginalização da população islâmica da Índia, principalmente pelo avanço do nacionalismo hindu defendido pelo partido do premiê, Bharatiya Janata.

Narendra Modi, India's prime minister, right, during the inauguration of the newly-constructed BAPS Hindu Mandir temple in Abu Dhabi, United Arab Emirates, on Wednesday, Feb. 14, 2024. Modi's visit to the UAE is the latest sign of warmer ties between the two countries, with both nations looking to deepen commercial, strategic and cultural relations. Photographer: Natalie Naccache/Bloomberg via Getty Images
Narendra Modi em visita ao templo hindu inaugurado em Abu Dhabi (Natalie Naccache/Bloomber/Getty Images)

Abu Dhabi tem 9 milhões de habitantes e abriga cerca de 3,5 milhões de cidadãos indianos, o que o torna o país com a maior população de cidadãos indianos fora da Índia. Em 2015, o governo dos Emirados Árabes Unidos alocou terrenos para o desenvolvimento do templo em uma grande vitória para a diáspora.

Continua após a publicidade

A abertura do templo é também um grande impulso para a aumentar a popularidade já relevante de Modi para as eleições deste ano. Há quase uma década no poder, o premiê criou uma imagem de protetor do hinduísmo e, com um templo fora das fronteiras da Índia, ele poderá levar essa mensagem para além do país.

Poucas semanas antes da inauguração do templo em Abu Dhabi, Modi inaugurou o controverso Ram Mandir, construído sobre fundações de uma mesquita centenária demolida por hindus no início da década 1990. A cerimônia foi vista como um afastamento dos princípios seculares que fundaram a Índia moderna.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.