Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Portugal tratará imigrantes como residentes durante crise do coronavírus

Com 5170 casos do vírus e 100 mortes, o aumento expressivo de casos fez com que o governo adotasse a medida de patriação momentânea

Por Da Redação 28 mar 2020, 17h18

Todos os estrangeiros em Portugal com processos em andamento serão tratados como moradores residentes permanentes de segunda-feira até pelo menos 1º de julho, disseram as autoridades neste sábado, para garantir que imigrantes tenham acesso aos serviços públicos durante a pandemia de coronavírus.

Requerentes, incluindo aqueles que buscam asilo, precisam fornecer apenas evidências de um processo em andamento para qualificarem – garantindo acesso ao serviço nacional de saúde, auxílios do governo, contas bancárias e contratos de trabalho e aluguel.

“As pessoas não deveriam ser privadas de seus direitos à saúde e aos serviços públicos somente porque seus formulários ainda não foram processados”, afirmou a porta-voz do Ministério de Assuntos Internos, Claudia Veloso. “Nestes momentos excepcionais, o direito dos imigrantes precisa ser garantido.”

A polícia também busca reduzir o risco de contágio ao minimizar contato entre funcionários do serviço de controle de fronteiras e requerentes, afirmou o comunicado.

Portugal relatou 5170 casos do vírus e 100 mortes, bem menos do que a vizinha Espanha. Autoridades sanitárias esperam que os casos cheguem ao pico ao fim de maio.

Continua após a publicidade

Não se sabe quantas pessoas tem processos de residência em andamento, mas estatísticas do governo mostram que um recorde de 580 mil imigrantes moravam em Portugal em 2019, e 135 mil haviam recebido residência apenas naquele ano.

A maioria dos imigrantes é brasileira, mostram os dados oficiais, seguidos por romenos, ucranianos, britânicos e chineses.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.