Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Pompeo condena ataque contra ‘um dos pilares da democracia’

O secretário de Estado americano lamentou o duplo atentando que vitimou 36 pessoas no Afeganistão, incluindo dez jornalistas

Por Da redação
Atualizado em 30 abr 2018, 22h44 - Publicado em 30 abr 2018, 22h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mike Pompeo
    O atual chefe da diplomacia americana, Mike Pompeo (Saul Loeb/AFP)

    O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, condenou o duplo atentado suicida que deixou 36 mortos, incluindo dez jornalistas, em Cabul, capital do Afeganistão, nesta segunda-feira. Em comunicado publicado pelo Departamento de Estado americano, Pompeo classificou o ataque, reivindicado pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), como “sem sentido e bárbaro”.

    Publicidade

    “A imprensa independente é um dos pilares da democracia. Apesar do ataque de hoje, o panorama midiático vibrante que se desenvolveu no Afeganistão perdurará, em grande parte devido aos jornalistas e profissionais que morreram tragicamente, mas cujo trabalho corajoso e firme ajudou a estabelecer as bases para a mídia independente próspera e resiliente”, disse o secretário. “O compromisso da comunidade internacional com o povo afegão e uma paz duradoura no Afeganistão não serão abalados por esses ataques.”

    Publicidade

    Duas explosões seguidas atingiram Cabul nesta segunda-feira. A primeira mirou a sede do serviço de Inteligência e das forças de segurança afegãs e a segunda, os jornalistas que seguiram para o local para registrar o ocorrido.

    Continua após a publicidade

    Entre os jornalistas mortos está Shah Marai, diretor do departamento de fotografia do escritório da agência AFP em Cabul, que foi para o local da primeira explosão e morreu 30 minutos após o ataque inicial.

    Publicidade

    Um repórter da rede britânica BBC, Ahmad Shah, também foi morto a tiros em um episódio separado, na província de Khost, próxima à fronteira com o Paquistão.

    “Os Estados Unidos, juntamente com nossos parceiros afegãos e internacionais, estão comprometidos a derrotar o Estado Islâmico no Afeganistão”, disse Pompeo no comunicado. “Estamos do lado do povo, da mídia independente e do governo do Afeganistão. Continuamos comprometidos em apoiar os esforços do povo afegão para alcançar a paz, a segurança e a democracia em seu país.”

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    3 meses por 12,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.