Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Polônia prende dois jovens britânicos suspeitos de roubarem objetos de Auschwitz

A polícia polonesa informou nesta terça-feira que deteve dois adolescentes britânicos no campo de concentração de Auschwitz sob suspeita de roubo de artefatos históricos que pertenciam a prisioneiros mantidos durante a II Guerra Mundial. Os dois jovens, de 17 anos, são alunos da Perse School, em Cambridge, na Inglaterra. Eles estavam visitando o local do campo como parte de uma excursão educativa, informou a escola em nota.

Os alunos foram vistos na tarde de segunda-feira agindo de forma suspeita em um prédio onde alemães nazistas guardavam os pertences confiscados dos prisioneiros, disse um porta-voz do museu de Auschwitz. Uma inspeção revelou que os estudantes estavam em posse de itens que, segundo os seguranças do local, foram roubados do local, incluindo uma navalha, um pedaço de colher, diversos botões e dois pedaços de vidro. De acordo com a nota da escola, os alunos “acharam no chão alguns itens de importância histórica”.

Leia também

Alemanha começa o julgamento do ‘contador de Auschwitz’

Nos 70 anos da libertação de Auschwitz, Alemanha pede para que holocausto não seja esquecido

Os adolescentes foram interrogados com a ajuda de um intérprete e estão aguardando futuras decisões sobre o caso. Caso eles sejam processados e condenados, podem enfrentar até 10 anos na prisão.

(Da redação)