Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pesquisa: Sarkozy vencerá 1º turno, mas perderá eleições

Presidente tem ganhado vantagem eleitoral, mas não teria apoio suficiente

O candidato conservador à reeleição como presidente da França, Nicolas Sarkozy, ganharia o primeiro turno das eleições do dia 22 de abril, com meio ponto de vantagem sobre o socialista François Hollande, mas perderia por 8 pontos no segundo no dia 6 de maio. A pesquisa confirma a tendência que já mostraram outras pesquisas recentes, prevendo que Sarkozy ganhará vantagem no primeiro turno, embora não terá apoio suficiente para revalidar um novo mandato.

Segundo uma pesquisa publicada neste domingo pelo periódico Le Journal du Dimanche, a primeira depois da apresentação oficial das candidaturas, Sarkozy consegueria 27,5% dos votos no primeiro turno, contra 27% de Hollande. No segundo e definitivo, o conservador perderia com 46% das intenções de voto, contra 54% do socialista.

Hollande, por sua vez, vai cedendo terreno à medida que avança a campanha eleitoral e se afasta das pesquisas, que ainda há algumas semanas lhe davam acima de 30% de intenções de voto no primeiro turno e mais de dez pontos de vantagem no segundo.

A pesquisa, realizada através de entrevistas por telefone pelo instituto Ifop sobre uma amostra representativa de 1.005 pessoas, sugere também que a abstenção ganha importância.

(Com agência EFE)