Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Pela ultradireita, Emerson Fittipaldi lança candidatura ao Senado italiano

Neto de italianos, ex-automobilista irá tentar a vaga destinada à América do Sul pelo partido da neofascista favorita a chefiar o governo nacional

Por Matheus Deccache 15 ago 2022, 13h48
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O ex-automobilista Emerson Fittipaldi anunciou nesta segunda-feira, 15, que irá concorrer a uma vaga no Senado da Itália nas eleições parlamentares de setembro. O bicampeão da Fórmula 1 vai disputar a cadeira pelo partido de extrema-direita Fratelli d’Italia. 

    Devido a uma emenda constitucional de 2006, o país passou a permitir que representantes do exterior pudessem ser eleitos. Até 2018, a América do Sul tinha direito a quatro cargos na Câmara dos Deputados e dois no Senado. No entanto, com uma reforma política aprovada em 2020, esse número caiu pela metade.

    + Emerson Fittipaldi esconde carros e outros bens para escapar de credores

    De 2006 para cá, os cargos de senadores sul-americanos na Itália sempre foram ocupados por membros do colégio eleitoral da Argentina, mais numeroso que o brasileiro.

    Neto de imigrantes italianos, o ex-automobilista tem como uma de suas principais pautas a manutenção do direito à cidadania pautado apenas em laços sanguíneos e não pelo nascimento no território nacional, a exemplo do Brasil. 

    Segundo o jornal Il Giornale, a decisão foi tomada após longa conversa por telefone com a presidente do partido, Giorgia Meloni, favorita para chefiar o governo italiano, e também depois de ter recebido a “benção” do presidente Jair Bolsonaro

    Continua após a publicidade

    O bicampeão irá concorrer diretamente contra o brasileiro Andrea Matarazzo, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social e ex-embaixador do Brasil em Roma, ambos os cargos ocupados durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso. 

    + Neofascista Giorgia Meloni é favorita para chefiar o governo italiano

    “Estou muito feliz em concorrer ao Senado Italiano por meio das eleições de setembro. Já tenho várias propostas desenhadas e todas elas têm como objetivo promover ações ligadas aos brasileiros em terras italianas, tanto ligadas à cultura quanto ao esporte. Espero ter o apoio dos cidadãos ítalo-brasileiros e dos meus queridos amigos da América do Sul”, disse. 

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.