Paris planeja mudança radical para a Champs-Élysées
Projeto visa reformar totalmente a avenida mais famosa da capital francesa até 2030

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, planeja uma reforma ambiciosa para transformar radicalmente a Champs-Élysées, uma das mais famosas avenidas do mundo. Segundo Hidalgo, serão investidos 250 milhões de euros para transformar um trecho de 2 quilômetros no Centro de Paris num gigantesco boulevard arborizado.
“A lendária avenida perdeu seu esplendor nos últimos 30 anos. Foi progressivamente abandonada pelos parisienses e foi atingida por várias crises sucessivas: coletes-amarelos, greves, saúde e econômica”, disse o comitê em um comunicado saudando o anúncio de Hidalgo.
“Muitas vezes é chamada de a avenida mais bonita do mundo, mas aqueles de nós que trabalham aqui todos os dias não temos certeza disso”, disse Jean-Noël Reinhardt, o presidente do comitê em 2019.
“A Champs-Élysées tem cada vez mais visitantes e empresas de renome lutando para estar lá, mas para os franceses está parecendo desgastada.”

A comissão fez consulta pública sobre o que deveria ser feito com a avenida. Os planos incluem reduzir o espaço para veículos pela metade, transformar rodovias em áreas verdes e calçadas e criar túneis de árvores para melhorar a qualidade do ar.
O nome da Champs-Élysées é em francês o paraíso grego mítico, os Campos Elísios. Era originalmente uma mistura de pântano e hortas.
André Le Nôtre, o jardineiro Luís XIV, o Rei Sol, projetou primeiro o amplo calçadão ladeado por uma fileira dupla de olmos em cada lado, chamado de Grand Cours. Foi rebatizado de Champs-Élysées em 1709 e ampliado, e no final do século tornou-se um local popular para caminhadas e piqueniques.
Paris celebrou a libertação de 1944 da ocupação nazista na Champs-Élysées e as vitórias na Copa do Mundo ainda atraem multidões, mas seu famoso charme se desvaneceu e é rejeitado principalmente pelos parisienses.
Hoje, é famosa por seus cafés caros, lojas de luxo, vendedores de carros sofisticados, aluguéis comerciais entre os mais altos do mundo e o desfile militar anual do Dia da Bastilha.
Antes que a crise da Covid-19 detivesse o turismo internacional, o arquiteto Philippe Chiambaretta, cuja empresa PCA-Stream elaborou os planos de reforma, disse que dos cerca de 100 mil pedestres na avenida todos os dias, 72% eram turistas e 22% trabalham lá.
A rodovia de oito pistas é usada por uma média de 3.000 veículos por hora, a maioria de passagem, e é mais poluída do que o movimentado boulevard périphérique ao redor da capital francesa, acrescentou.
Chiambaretta disse que a Champs-Élysées se tornou um lugar que resumia os problemas enfrentados pelas cidades ao redor do mundo, “um lugar de carros, poluição, turismo, e consumismo”, e precisava ser redesenhada para ser “ecológica, desejável e inclusiva”.
Os planos também incluem redesenhar a famosa Place de la Concorde – o maior lugar de Paris – no extremo sudeste da avenida, descrita pela prefeitura como uma “prioridade municipal”. Espera-se que isso seja concluído antes dos Jogos Olímpicos. O objetivo é transformar a Champs-Élysées até 2030.

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