Otan planeja instalar novo quartel-general para defesa do Atlântico
Líderes reunidos em Bruxelas concordaram com o aumento da proteção da Europa contra a Rússia e o terrorismo e com o aumento de seus gastos militares

Reunidos em Bruxelas nesta manhã, os líderes da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) concordaram com a instalação de um novo quartel-general para a defesa do Atlântico. Também chegaram ao consenso sobre o aumento de seus gastos com defesa e sobre um plano para elevar a proteção contra a Rússia e o terrorismo, segundo o jornal americano Washington Post.
Segundo o Post, os líderes da Otan concordaram em instalar dois novos quartéis-generais – um voltado para a segurança do Atlântico, em caso de conflitos, e outro para acelerar a movimentação de forças militares dentro da Europa e para ações de contraterrorismo. Os locais não foram ainda divulgados. As missões da Otan no Iraque e no Afeganistão serão fortalecidas.
No caso da Rússia, será adotada uma longa lista de medidas para reforças as defesas no Leste europeu e na Escandinávia. A Otan vai ainda reiterar sua condenação à Rússia por ter anexado a Crimeia, em 2014, e sua pressão para que a região seja devolvida à Ucrânia.
Os consensos foram obtidos apesar dos ataques do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a seus aliados da Otan. Ontem, o americano acusou de inadimplência os membros da organização que atrasaram os pagamentos de suas cotas. Hoje, chamou a Alemanha de “refém” da Rússia, por depender do gás natural proveniente desse país.
Trump não impediu o consenso. Mas a declaração final do encontro de Bruxelas ainda não foi assinada. Diplomatas temem que o americano deixe Bruxelas sem firmar o texto e o critique posteriormente, como fez durante a reunião de líderes do G7, em junho, no Canadá. Ele se encontrará com o presidente russo, Vladimir Putin, no próximo dia 16, na Finlândia.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)