Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Oposição espanhola pede que eleição geral seja antecipada

Pedido ocorre um dia após o Partido Popular ter uma vitória arrasadora sobre o Partido Socialista, do atual chefe de governo, José Luis Rodríguez Zapatero

Por Da Redação 23 Maio 2011, 17h42

O líder do Partido Popular espanhol (PP, centro-direita), Mariano Rajoy, pediu nesta segunda-feira ao chefe de governo da Espanha, o socialista José Luis Rodríguez Zapatero, que antecipe a convocação das eleições gerais, previstas para 2012. A reivindicação ocorre um dia após o PP vencer de forma esmagadora as eleições regionais e municipais e em meio aos protestos dos indignados, jovens que se manifestam em vários pontos do país para pedir mudanças políticas e sociais. “Há dúvidas na Europa e na Espanha que o governo não pode dissipar”, disse Rajoy em um discurso diante do Comitê Executivo Nacional do PP para avaliar os resultados das eleições de domingo. Ele afirmou que o seu partido começa a preparar um pleito geral, já que uma vantagem de quase dez pontos percentuais indica que os espanhóis querem mudanças. “O governo não está em condições de aguentar até março de 2012”, afirmou. No domingo, Zapatero havia dito que a antecipação eleitoral não estava em seus planos. Contudo, o golpe sofrido pelo Partido Socialista Espanhol o deixa mais fraco politicamente. Com a vitória esmagadora nas eleições regionais e municipais, o PP deverá governar a maioria das regiões e prefeituras da Espanha daqui para frente.

Longe da política – Rajoy usou a vitória nas urnas e os protestos por uma “regeneração democrática” e uma mudança do sistema econômico como respaldo para o seu pedido. Contudo, o Movimento 15-M, que organizou as manifestações, havia solicitado aos cidadãos espanhóis que eles não votassem no Partido Socialista Espanhol nem no Partido Popular. Mesmo com o término das eleições, os indignados permaneceram nas praças da Espanha nesta segunda-feira e tentaram se desvincular dos resultados das eleições de domingo.

(Com agência Efe)

Publicidade