Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama felicita tunisianos que ‘mudaram o curso da História’

O presidente americano, Barack Obama, felicitou os “milhões de tunisianos” que se mobilizaram neste domingo para a primeira eleição livre na Tunísia, país “que mudou o curso da História e iniciou a Primavera Árabe”.

“Hoje, menos de um ano depois de ter inspirado o mundo, o povo tunisiano deu um importante passo à frente. Eu felicito os milhões de tunisianos que votaram na primeira eleição democrática do país que mudou o curso da História e iniciou a Primavera Árabe”, afirmou Obama em um comunicado.

O presidente americano reafirmou “o compromisso dos Estados Unidos com o povo tunisiano no momento em que se encaminha para um futuro democrático em busca de dignidade, justiça, liberdade de expressão e de melhores oportunidades econômicas para todos”.

“Os cidadãos tunisianos que protestaram pacificamente nas ruas e nas praças para reivindicar seus direitos eram muitos. Eles também foram numerosos hoje, aguardando para votar com o objetivo de determinar seu próprio futuro”, saudou o presidente americano.

“A Tunísia inicia a difícil tarefa que consiste em formar um governo interino, redigir uma nova Constituição e traçar uma trajetória democrática que atenda às aspirações de todos os tunisianos”, acrescentou.

Os tunisianos responderam maciçamente à convocação para comparecer às urnas neste domingo, votando em um ambiente de tranquilidade e emoção para eleger uma assembleia constituinte, nove meses depois da revolução que derrubou Ben Ali e deu início à Primavera Árabe.