Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Obama chega a Chicago para Cúpula da Otan

Chicago (EUA), 19 mai (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou neste sábado a Chicago para ser o anfitrião na cúpula da Otan, que será realizada entre domingo e segunda-feira nesta cidade, com a participação de delegações de 62 países e centrada na transição no Afeganistão.

O presidente aterrissou no aeroporto internacional de Chicago às 20h30 (horário local, 10h30 de sábado em Brasília) acompanhado de sua esposa, Michelle.

Obama chegou a Chicago – sua cidade adotiva e na qual iniciou sua carreira política – procedente de Camp David, após participar ali da cúpula do Grupo dos Oito (G8, países industrializados mais a Rússia), que concluiu com um ‘incipiente consenso’ sobre a solução para a crise na Europa, que deve passar pelo crescimento e a criação de emprego, mas sem descuidar da disciplina fiscal.

Chicago é também a cidade onde Obama pronunciou seu discurso triunfal logo após ganhar as eleições em novembro de 2008 e onde sua equipe de campanha para a reeleição instalou seu quartel-general.

O presidente, que ficará no Hotel Sheraton, começará no domingo com uma reunião com seu colega do Afeganistão, Hamid Karzai, e depois terá outra com o secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen.

Em seguida, Obama e Rasmussen participarão da sessão inaugural da cúpula, que entre domingo e segunda-feira debaterá o papel da Otan no Afeganistão após a retirada da maior parte de suas forças em 2014 e como assegurar a Defesa da aliança em tempos de cortes orçamentários. EFE