Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês

O que a foto de Kim Jong-un e sua nova bomba H pode revelar

Cilindros com fios aparecendo é onde ocorreria a fissão nuclear. Míssil atrás na foto é o Hwasong-14. Kim não tem medo de nada

Por Da Redação Atualizado em 5 set 2017, 11h04 - Publicado em 3 set 2017, 15h30

Horas antes de um tremor de terra sacudir a Rússia e a China e o mundo se dar conta de que o ditador da Coreia do Norte Kim Jong-un testou uma bomba de hidrogênio, a agência oficial norte-coreana publicou fotos de Kim junto a um equipamento.

A legenda da imagem afirma que Kim Jong-un estava fornecendo orientações no programa de armas nucleares do país. Embora a foto não tenha data, é certo que a divulgação foi feita para coincidir com o novo teste.

A cena traz várias informações preciosas sobre como funciona o reino de Kim. Entre elas:

Kim Jong-un sabe de tudo

Para os norte-coreanos, Kim Jong-un é um sujeito iluminado que dá conselhos sobre tudo a todos. É por isso que na legenda lê-se “fornecendo orientações” (provides guidances, em inglês). Seus generais sempre andam com caderninhos e precisam anotar tudo o que ele fala. Nas imagens cedidas pela agência oficial, a KCNA, pelo menos dois deles trazem bloquinhos. Kim Jong-un seria, assim, o herdeiro da sapiência de seu pai, Kim Jong-il. Quando ele ainda era vivo e mandava no país, criou-se um blog Tumblr só com fotos em que Kim pai vistoriava os mais diversos lugares. O título da página é Kim Jong-Il olhando coisas (Kim Jong-il looking at things).

Continua após a publicidade

Kim Jong-un não tem medo de nada

O pequeno ditador tem se colocado muito próximo de vários equipamentos perigosos. Na foto divulgada hoje, trata-se de um modelo. Mas o indômito Kim jong-un já apareceu até mesmo fumando perto de um motor de combustível sólido de um míssil.

A ogiva de Kim não é de brincadeira

Ainda que a foto mostre um modelo, ele tem várias características que mostram que o ditador não está brincando. A parte maior, que aparece em uma mesa com fios saindo para fora é o lugar onde ocorreria a fissão nuclear, a primeira das duas reações que ocorrem em uma bomba de hidrogênio.

A ogiva já tem o seu próprio míssil

O cilindro que aparece ao fundo é a ponta do Hwasong-14, o primeiro míssil intercontinental balístico que foi testado em julho pela Coreia do Norte.

 

Continua após a publicidade

Publicidade