Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Número de mortos em terremotos no Irã sobe para 180

Dois tremores consecutivos atingiram região noroeste do país neste sábado

O número de mortos nos dois fortes terremotos que atingiram o Irã neste sábado subiu para 180, informaram autoridades locais. Pouco antes, o ministro do Interior do país havia falado em 150 mortos. Os tremores de 6,3 e 6,4 graus de magnitude (segundo o Serviço Geológico dos EUA) atingiram a região noroeste do país, com epicentro próximo às cidades de Tabriz e Ahar, e deixaram ainda 1.300 feridos.

O resgate às vítimas foi dificultado com o corte das linhas telefônicas em várias cidades. Um morador da cidade de Tabriz disse que os moradores entrarem em pânico com o tremor. “Todos correram para as ruas, e havia sirenes e ambulâncias por toda a parte”, afirmou o morador à BBC.

Segundo as autoridades locais, ao menos quatro cidades foram completamente destruídas, e outras 60 sofreram de 50 a 70% de danos. Em Varzagan, um gasoduto explodiu devido aos terremotos, segundo a agência local de notícias Isna, mas ainda não se sabe se houve vítimas. A maior parte do território do Irã, incluindo a capital Teerã, de 14 milhões de habitantes, está em uma área de constantes movimentos telúricos, onde houve dezenas de milhares de mortos nas últimas décadas.