Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Nova erupção obriga a retirada de centenas nas Ilhas Canárias

Em erupção há três semanas, vulcão Cumbre Vieja já destruiu 1.200 construções e causou a evacuação de mais de seis mil pessoas

Por Da Redação Atualizado em 12 out 2021, 16h04 - Publicado em 12 out 2021, 14h55

Autoridades espanholas ordenaram nesta terça-feira, 12, que centenas de pessoas deixem suas residências em La Palma, nas Ilhas Canárias, território espanhol, após a liberação de novos fluxos de lava

O vulcão Cumbre Vieja entrou em erupção em 19 de setembro, há três semanas, e já expulsou mais de seis mil pessoas de suas casas, causando a destruição de mais de 1.200 edifícios e a queima de 600 hectares na ilha. 

Os serviços de emergência local avisaram por meio do Twitter que uma nova evacuação foi ordenada devido à previsão de novos avanços da lava. 

“As 700 a 800 pessoas afetadas pela nova ordem devem deixar suas residências imediatamente com seus pertences e animais de estimação”, alertaram as autoridades e instruindo os moradores a irem para a cidade de Los Llanos de Aridane, a oeste da ilha. 

Na última segunda-feira, 11, cerca de três mil pessoas foram instruídas a ficar dentro de suas casas após a destruição de uma fábrica de cimento, levantando suspeita de liberação de gases tóxicos no ar.

Apesar dos danos causados pela erupção ao longo das últimas três semanas, não há relatos de mortos ou feridos.

Continua após a publicidade

Cumbre Vieja voltou a liberar fluxos de lava após colapso no cume
Cumbre Vieja voltou a liberar fluxos de lava após colapso no cume Marcos del Mazo/Getty Images

 Especialistas espanhois estimam que o maior dos fluxos de lava mede 1,5 km em seu ponto mais largo. Já o novo pedaço de terra formado pelo avanço da lava no Oceano Atlântico já possui extensão equivalente a 34 campos de futebol.

O comitê científico que assessora o governo disse que se esse delta continuar a crescer em direção ao mar, partes dele podem se partir. Isso geraria explosões, emissões de gases tóxicos e grandes ondas.

O fenômeno, porém, não deve representar perigo para quem está fora da zona proibida.

A última erupção em La Palma ocorreu há 50 anos, sendo esta a terceira do século na ilha. Já a última erupção em todas as ilhas Canárias ocorreu num vulcão submarino na costa da ilha de El Hierro, em 2011, se estendendo por cinco meses.

Cumbre Vieja voltou a liberar fluxos de lava após colapso no cume
Cumbre Vieja voltou a liberar fluxos de lava após colapso no cume Europa Press News/Getty Images
Continua após a publicidade

Publicidade