Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ministério Público alemão desmente projeto de atentados do Irã

A Procuradoria Federal alemã desmentiu nesta quinta-feira que esteja investigando possíveis projetos de atentados iranianos contra bases militares americanas na Alemanha, com o objetivo de revidar um eventual ataque dos Estados Unidos contra o Irã.

“Não houve nem há indícios de que haja alguma possibilidade concreta ou de que estejam preparando atentados contra alvos americanos na Alemanha”, disse à AFP um porta-voz da Procuradoria Federal alemã.

“Houve uma suspeita inicial sobre uma atividade de espionagem com fins de sabotagem”, mas não de atentados. “Investigações posteriores não confirmaram essa suspeita”, acrescentou.

O jornal Bild tinha indicado que se os Estados Unidos lançassem uma ofensiva militar contra o Irã, Teerã poderia atacar instalações militares americanas em território alemão para “perturbar o abastecimento e a logística”da operação de Washington.

“Estamos investigando a respeito”, teria dito pouco depois o promotor federal, Harald Range, na coletiva de imprensa em Karlsruhe, quinta-feira de manhã.

Cerca de 55 mil militares americanos estão destacados na Alemanha onde também vivem seus familiares e empregados civis.