Milionário russo do Instagram se revela uma fraude

A celebridade das redes sociais foi uma criação de dois amigos russos, que queriam provar que não é preciso ter muito dinheiro para virar celebridade

Por Da redação - Atualizado em 25 out 2016, 21h20 - Publicado em 25 out 2016, 20h43

O multimilionário russo Boris Bork tem uma vida dos sonhos: dirige carros caríssimos, come só nos melhores restaurantes de Moscou, é visto constantemente na companhia de mulheres bonitas e glamorosas e participou inclusive de um videoclipe de uma banda russa famosa. Todo seu luxo é documentado em sua conta no Instagram, que tem mais de 17.000 seguidores.

Mas essa história tem um detalhe: Boris não é real. O milionário é uma criação de dois amigos russos, que montaram tudo para provar que não é necessário muito dinheiro para construir uma sensação da internet. O consultor de marketing Roman Zaripov, de 23 anos, e um amigo blogueiro tiveram a ideia depois de ler um artigo sobre o alto custo de criação de uma celebridade das redes sociais.

Convencidos de que poderiam criar uma nova estrela da internet sem gastar muito, os dois jovens encontraram um aposentado disposto a interpretar o papel de Boris Bork. As fotos para a conta do Instagram foram tiradas ao longo de várias semanas e conseguiram transformar Boris Kudryashov, um senhor que vive com 12.000 rublos mensais (600 reais), em um milionário invejado nas redes sociais.

Em um post na sua página do Facebook, Roman Zaripov detalhou como a grande farsa foi criada e afirmou que ficou impressionado com “o quão fácil é enganar as pessoas” e como ninguém mais checa nenhuma informação na internet. Após o sucesso de Boris Bork, o jovem afirmou ter recebido muitas propostas de emprego.

Publicidade