Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Estrela do Instagram revela vida falsa – por motivo nobre

A francesa Louise Delage, de 25 anos, parecia uma celebridade das redes sociais, mas era parte de uma campanha de conscientização

Por Da redação Atualizado em 8 out 2016, 21h03 - Publicado em 8 out 2016, 20h59

A parisiense Louise Delage, de 25 anos, era uma estrela das redes sociais. Como outras jovens que causam inveja no Instagram, Louise publicava fotos suas jantando com amigos, na praia e aproveitando uma vida luxuosa ao ar livre. Em pouco mais de um mês na rede, a francesa já acumulava 65.000 seguidores.

Suas fotos pareciam iguais às de dezenas de outras celebridades do Instagram – e este era exatamente seu objetivo. O propósito de suas postagens estava escondido em um detalhe que passou despercebido para quase todos os seus seguidores: as bebidas alcoólicas. Em cada uma de suas 150 fotos publicadas no Instagram, Louise aparecia com uma taça, um copo ou uma garrafa.

https://www.instagram.com/p/BJ3nirkhgL8/?taken-by=louise.delage

 

https://www.instagram.com/p/BKjLSJABbHz/?taken-by=louise.delage

Continua após a publicidade

No dia 22 de setembro, “Louise”, que não era seu nome verdadeiro, fez um último post na rede: um vídeo revelando que a conta não passava de uma invenção da agência de publicidade BETC, que a contratou para ser o rosto da campanha “Curta meu vício”. O projeto foi criado para a organização Addict Aide, que busca conscientizar a população sobre o alcoolismo entre os jovens.

Leia também:
Enquete: Campanhas antidrogas devem usar imagens chocantes?
Turistas são presas com 95kg de cocaína em cruzeiro na Austrália

Segundo a diretora criativa da campanha, Stéphane Xiberras, a agência queria evidenciar a dificuldade de detectar o vício, mesmo em alguém próximo. A conta falsa no Instagram procurou mostrar “uma pessoa que você encontraria todo dia, mas que nunca suspeitaria que é alcoólatra”, disse Xiberras ao site AdFreak.

O burburinho da revelação de “Louise” gerou mais de 160.000 visualizações no Instagram e 230.000 no YouTube. A postagem final recebeu comentários de seguidores que disseram nunca ter desconfiado que se tratava de uma campanha. Para Xiberras, é assustador o fato de poucos terem detectado um problema, só porque as postagens mostravam uma menina bonita e com uma vida “desejável”.

https://www.instagram.com/p/BKpxDmOhjaD/?taken-by=louise.delage

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.

Impressa + Digital

Plano completo de VEJA. Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app (celular/tablet).

Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.

Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.



a partir de R$ 39,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet. Edições de Veja liberadas no App de maneira imediata.

a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)