Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mergulhadores encontram caixa-preta de avião da AirAsia

Equipamento está preso em destroços e ainda não foi recuperado

Mergulhadores encontraram a caixa-preta do Airbus da AirAsia que desapareceu em dezembro no Mar de Java com 162 pessoas a bordo. O anúncio foi feito neste domingo pelo Ministério dos Transportes da Indonésia. O equipamento que registra as conversas e dados do voo, no entanto, está preso em destroços do avião e ainda não pôde ser recuperado.

Leia também:

Cauda de avião da AirAsia é retirada do mar

Equipes de buscam encontram cauda do avião da AirAsia ​

Gelo nos motores pode ser a causa do acidente no Mar de Java

Pela manhã, uma equipe de resgate localizou sinais da caixa-preta a aproximadamente 30 metros de profundidade e cerca de 4 quilômetros distante de onde a aeronave caiu. As equipes de busca procuram também a parte principal do avião, onde acreditam haver presos diversos corpos de passageiros. Até agora 48 corpos foram resgatados. No sábado, a cauda do avião foi retirada do mar.

O avião ia de Surabaia, na Indonésia, para Cingapura no dia 28 de dezembro e caiu 40 minutos depois no Mar de Java. O piloto solicitou permissão à torre de controle para fazer um desvio à esquerda na rota e subir de 32.000 para 38.000 pés para contornar uma tempestade. A alteração de curso foi aprovada, mas a elevação negada porque outra aeronave trafegava na mesma altitude. Minutos depois, quando os controladores de voo tentaram entrar em contato para informar que o avião da AirAsia estava autorizado a subir até 34.000 pés, não houve resposta. A aeronave já havia sumido dos radares.

(Com agência Brasil)