Clique e assine com até 92% de desconto

Mais de 50 milhões de americanos já votaram para presidente

Voto antecipado nas eleições dos Estados Unidos bateu recorde em 2020 por conta da pandemia de coronavírus

Por Da Redação Atualizado em 23 out 2020, 17h35 - Publicado em 23 out 2020, 17h32

Mais de 50 milhões de americanos já votaram antecipadamente nas eleições de 3 de novembro nos Estados Unidos, nas quais o presidente Donald Trump enfrenta o democrata Joe Biden, segundo um balanço divulgado nesta sexta-feira, 23, pelo grupo de monitoramento US Elections Project, da Universidade da Flórida.

Este ano, o voto antecipado marcou um recorde pela pandemia. De acordo com o levantamento, mais de 35 milhões de pessoas já votaram por correio, e 15 milhões foram depositar presencialmente a cédula em postos autorizados. Este número já supera o total de votos emitidos de forma antecipada em 2016, que somaram 47 milhões, e corresponde a 36,5% do total da participação deste ano, em torno de 138 milhões de pessoas.

Segundo os cálculos do US Elections Project, cerca de 240 milhões de pessoas estão aptas para votar nos Estados Unidos.

O voto antecipado obedece a regras diferentes, a depender de cada estado. Um dos mais populosos, Nova York, abrirá este processo a partir de sábado, o que aumentará este modo de participação.

  • Os democratas convocaram a população a votar de forma antecipada como uma medida de precaução, o que acabou gerando longas filas em vários estados.

    Já Trump denuncia, com frequência e sem provas, que este processo pode gerar fraude. O presidente garante que seus eleitores vão-se deslocar em massa em 3 de novembro para rebater as pesquisas que continuam a dar a liderança a seu rival Joe Biden.

    (Com AFP)

    Continua após a publicidade
    Publicidade