Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Líderes mundiais prestam homenagem a Shimon Peres

O ex-presidente de Israel e Nobel da Paz faleceu aos 93 anos, em consequência de um acidente vascular cerebral

Por Da redação Atualizado em 28 set 2016, 08h40 - Publicado em 28 set 2016, 08h13

O presidente americano Barack Obama e outros líderes mundiais prestaram homenagem ao ex-presidente israelense e Nobel da Paz Shimon Peres, que morreu na madrugada desta quarta-feira. “Há poucas pessoas com as quais compartilhamos este mundo e que mudam o curso da história. Meu amigo Shimon era uma destas pessoas”, escreveu Obama, em comunicado. Peres morreu aos 93 anos, duas semanas após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

“Shimon era a essência de Israel em si – a coragem de Israel de lutar pela independência, o otimismo que ele compartilhava com sua mulher Sonya quanto eles ajudavam a fazer o deserto florescer e a perseverança que o levou a servir em quase todas as posições de governo durante toda a vida do Estado de Israel”, afirmou o presidente americano. Tony Blair, ex-primeiro-ministro britânico, disse que o israelense “era um gigante da política”, que “continuará sendo considerado um dos maiores de nossa época e de todas as épocas”.

LEIA TAMBÉM:
Morre aos 93 anos o ex-premiê israelense Shimon Peres
Aos 93 anos, ex-presidente de Israel Shimon Peres sofre derrame

O presidente francês, François Hollande também divulgou uma mensagem emocionada sobre o Nobel da Paz. “Israel perde um de seus homens de Estado mais ilustres, a paz perde um de seus mais fervorosos defensores e a França, um amigo fiel”, escreveu. Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel e um antigo oponente político, descreveu Peres como um “visionário” e “paladino” da segurança do país. “Shimon dedicou sua vida ao renascimento de nosso povo. Era um visionário que olhava para o futuro”, disse Netanyahu.

Funeral

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores de Israel, o ex-presidente será sepultado às 11h de sexta-feira, no horário local (5h de Brasília), no cemitério do monte Herzl, em Jerusalém. A cerimônia contará com a presença de Obama, seus colegas da França e Alemanha, o príncipe Charles da Inglaterra e outros líderes estrangeiros. Segundo a imprensa israelense, na quinta-feira, o corpo de Shimon Peres será levado ao Knesset, o Parlamento de Israel, para um velório.

(Com AFP)

Continua após a publicidade

Publicidade