Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aos 93 anos, ex-presidente de Israel Shimon Peres sofre derrame

No início do mês de setembro, o ex-presidente de 93 anos passou por uma cirurgia para a instalação de marca-passo

O ex-presidente de Israel Shimon Peres foi hospitalizado nesta terça-feira após sofrer um derrame leve. Ele foi levado às pressas ao Centro Médico Sheba em Tel Hashomer, no distrito de Tel Aviv, após se sentir mal. Segundo o jornal Times of Israel, Peres já está estável e totalmente consciente.

No início do mês de setembro, o ex-presidente de 93 anos passou por uma cirurgia para a instalação de marca-passo, depois que ele foi diagnosticado com um ritmo cardíaco anormal em julho após uma série de sustos de saúde menores. Em janeiro, Peres sofreu um ataque cardíaco e foi submetido a uma angioplastia para abrir uma artéria bloqueada.

LEIA TAMBÉM:
Ex-presidente de Israel Shimon Peres, 92, sofre ataque cardíaco
Israel ataca forças sírias em Golã depois da queda de projétil
Documentos sugerem que líder palestino foi espião da KGB

Atualmente aposentado, Peres teve uma carreira política de 55 anos. Serviu como presidente de Israel entre 2007 a 2014 e venceu o Prêmio Nobel da Paz em 1994 após a assinatura do acordo de paz de Oslo no ano anterior. O prêmio foi dividido com o então premier Yitzhak Rabin, que foi assassinado em seguida, e com o líder palestino Yasser Arafat.

Também já atuou como primeiro-ministro em três ocasiões; 1977, 1984 e 1995. Ainda hoje atua em sua organização não governamental Peres Center for Peace (Centro pela Paz Peres), que promove a convivência entre árabes e judeus.

(Da redação)