Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Kim Jong-Un se casou em 2009

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, se casou em 2009 e sua esposa visitou a Coreia do Sul em uma oportunidade, informou um parlamentar de Seul nesta quinta-feira.

O legislador Jung Chung-Rai afirmou que a informação foi transmitida pelo Serviço Nacional de Inteligência (NIS) da Coreia do Sul durante uma sessão parlamentar a portas fechadas.

Os meios de comunicação estatais da Coreia do Norte informaram na quarta-feira, pela primeira vez, o matrimônio de Kim Jong-Un, mas não revelaram detalhes sobre a esposa, Ri Sol-Ju.

Jung, citado pela agência de notícias Yonhap, afirmou que, segundo o NIS, a esposa de Kim nasceu em 1989 e estudou música na China.

Segundo a imprensa sul-coreana, Ri foi cantora e pode ter chamado a atenção do dirigente norte-coreano durante uma apresentação.

Ri visitou Incheon, ao oeste de Seul, em setembro de 2005, durante o Campeonato Asiático de Atletismo, de acordo com Jung Chung-Rai, que atribuiu a informação ao NIS.

O anúncio oficial acabou com semanas de especulação sobre a identidade da jovem mulher fotografada ao lado do novo líder em diversos eventos oficiais neste mês.

A televisão divulgou que Kim e Ri participaram de um evento em um parque de diversões de Pyongyang.

“O Marechal Kim Jong-un participou da cerimônia de inauguração do Parque de Diversões do Povo de Nungra com sua esposa, a camarada Ri Sol-ju”, informou.

A agência oficial de notícias também relatou que Kim e sua esposa foram ao evento e receberam “boas vindas entusiasmadas”.

Não estava claro quando Kim e sua esposa visitaram o parque ou há quanto tempo eles estão casados.

Kim, que, acredita-se, esteja próximo dos trinta anos, assumiu o comando do país nuclearmente armado quando seu pai, Kim Jong-il, faleceu, em dezembro de 2011. Mas o país não havia divulgado detalhes de sua vida particular anteriormente.

A mulher de cabelo curto foi vista pela primeira vez com Kim Jong-un durante um show em Pyongyang no dia 5 de julho. Ela também foi vista caminhando perto do líder no dia 8 de julho quando ele visitou o mausoléu de seu avô, Kim Il-sung.

No dia 24 de julho, fotos divulgadas pela televisão estatal mostravam Ri Sol-ju perto do novo líder durante uma visita a um jardim de infância.

Diferentemente de seu pai, que falou apenas uma vez em um evento público durante seus 17 anos no poder, o jovem Kim cultiva um estilo extrovertido e informal.