Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana
Continua após publicidade

Kim Jong-un exibe poderio nuclear no maior desfile militar de seu regime

Evento contou com 11 mísseis intercontinentais do tipo Hwasong-17, supostamente capazes de atingir os EUA com uma bomba atômica

Por Da Redação
Atualizado em 9 fev 2023, 10h11 - Publicado em 9 fev 2023, 09h16
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Em um desfile militar na noite de quarta-feira 8, a Coreia do Norte exibiu quase uma dúzia de mísseis balísticos intercontinentais (ICBMs) avançados, no maior evento do tipo já registrado em todo o regime do líder Kim Jong-un. A agência estatal de notícias KCNA disse que o desfile demonstra a “capacidade de ataque nuclear” de Pyongyang.

    A praça Kim Il-sung, na capital Pyongyang, ficou lotada de mísseis intercontinentais, um deles supostamente capaz de levar uma bomba nuclear através do Oceano Pacífico, até os Estados Unidos. Kim estava acompanhado por sua esposa e sua filha, que, como as armas, tem sido ostensivamente exibida na mídia estatal e círculos militares.

    This picture taken on February 8, 2023 and released from North Korea's official Korean Central News Agency (KCNA) on February 9, 2023 shows North Korea's leader Kim Jong Un (C) saluting as his daughter presumed to be named Ju Ae (centre R) looks on, during a military parade celebrating the 75th anniversary of the founding of the Korean People's Army in Kim Il Sung Square in Pyongyang. (Photo by KCNA VIA KNS / AFP) / South Korea OUT / ---EDITORS NOTE--- RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT
    O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (centro) faz continência ao ao lado da filha e suposta herdeira, Ju Ae (dir.) durante um desfile militar. 09/02/2023 – (KCNA/AFP)

    + Kim Jong-un torna filha estrela da festa em banquete militar

    O evento marcou o aniversário de fundação do exército norte-coreano e ocorre menos de dois meses depois que Kim pediu um “aumento exponencial” no arsenal nuclear de seu país, em resposta ao que ele afirma serem ameaças da Coreia do Sul e dos Estados Unidos. No ano passado, a Coreia do Norte testou mais mísseis do que em qualquer outro momento de sua história, incluindo o que poderia, em teoria, atingir o continente americano.

    Esse míssil, o Hwasong-17, é o que os analistas disseram ter sido a estrela da festa na noite de quarta-feira.

    Continua após a publicidade

    “Parece que uns dez ICBMs do tipo Hwasong-17 apareceram. Isso representa mais lançadores de mísseis do que jamais vimos em um desfile norte-coreano”, disse Ankit Panda, especialista em política nuclear do Carnegie Endowment for International Peace, nas redes sociais.

    + A nova estratégia de propaganda norte-coreana: influenciadores no YouTube

    Panda disse que, se cada míssil fosse equipado com várias ogivas nucleares, seriam o suficiente para sobrecarregar as defesas de mísseis balísticos de Washington. Parece que Kim está cumprindo sua promessa de equipar o país com um arsenal nuclear que pode ameaçar os Estados Unidos.

    Além do Hwasong-17 (tão aclamado que Ri Sol Ju, esposa de Kim Jong-un, estava usando um colar com um pingente do míssil em miniatura em um banquete militar na véspera do desfile), a Coreia do Norte também desfilou o que parece ser uma maquete de um novo ICBM de combustível sólido, que, se se tornasse operacional, daria a Pyongyang um míssil nuclear mais móvel e mais difícil de detectar.

    Continua após a publicidade

    + Kim Jong-un surpreende o mundo em desfile acompanhado da filha

    Foguetes de combustível sólido são mais estáveis do que os de combustível líquido, como o Hwasong-17. Isso significa que um ICBM desse tipo pode ser movido com mais facilidade e lançado mais rapidamente.

    A Coreia do Norte disse em dezembro que havia testado com sucesso um motor de míssil de combustível sólido.

    Continua após a publicidade
    This picture taken on February 8, 2023 and released from North Korea's official Korean Central News Agency (KCNA) on February 9, 2023 shows a military parade celebrating the 75th anniversary of the founding of the Korean People's Army in Kim Il Sung Square in Pyongyang. (Photo by KCNA VIA KNS / AFP) / South Korea OUT / ---EDITORS NOTE--- RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT
    No maior desfile militar que a Coreia do Norte já registrou, Kim Jong-un marca o 75º aniversário do Exército do Povo Coreano. 08/02/2023 – (KCNA/AFP)

    O regime de Kim usa seus desfiles militares para reforçar o apoio doméstico a seus programas militares, ao mesmo tempo em que envia um sinal aos inimigos estrangeiros. Mas o acúmulo de mísseis da Coreia do Norte viola as sanções das Nações Unidas e absorve recursos que poderiam ser usados em outros lugares.

    Analistas dizem que o próximo passo no desenvolvimento de armas nucleares pelo regime norte-coreano pode ser um teste subterrâneo de uma arma real, e pode ocorrer a qualquer momento.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.