Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Israel revela túnel usado pelo Hamas sob o maior hospital de Gaza

Segundo exército israelense, túnel tinha vários mecanismos de defesa e é 'prova' de que grupo terrorista usa hospitais como 'escudos'

Por Da Redação
Atualizado em 20 nov 2023, 14h36 - Publicado em 20 nov 2023, 09h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • As Forças de Defesa de Israel (FDI) divulgaram nesta segunda-feira, 20, imagens do que diz ser a rede subterrânea de túneis e bunkers do Hamas sob o Hospital Al-Shifa, o maior da Faixa de Gaza. O exército israelense acusa o grupo terrorista palestino de usar hospitais e outras infraestruturas civis como “escudo”, apontando o complexo de Al-Shifa como um importante centro de suas operações subterrâneas.

    Publicidade

    As FDI e a Shin Bet, a agência de segurança israelense, “revelaram um túnel de 55 metros de comprimento, 10 metros abaixo do complexo do Hospital Al-Shifa, durante uma operação baseada em inteligência”, afirmaram os militares de Israel em comunicado.

    Publicidade

    “A entrada do túnel contém vários mecanismos de defesa, como uma porta à prova de explosão e um buraco de tiro, numa tentativa do Hamas de bloquear a entrada das forças israelenses”, completaram as FDI, segundo as quais as imagens são “mais uma prova” de que “o Hamas usa os residentes de Gaza e os pacientes do Hospital Al-Shifa como escudos humanos”.

    Enquanto continuam a operar ao redor de Al-Shifa, as FDI também publicaram imagens de câmeras de vigilância do hospital mostrando terroristas do Hamas trazendo um cidadão nepalês e outro tailandês, que acredita-se serem reféns, para o centro médico, e acusaram o grupo palestino de assassinar uma soldado israelense, também feita prisioneira, dentro do complexo.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Os três reféns estão entre as mais de 240 pessoas sequestradas pelo Hamas no ataque brutal de seis semanas atrás, quando terroristas invadiram Israel pela fronteira de Gaza, sob uma chuva de foguetes, e mataram cerca de 1.200 pessoas – a maioria delas civis.

    Nas imagens publicadas no domingo 19 pelos militares, um dos reféns está visivelmente ferido no braço e é levado para uma cama de hospital, enquanto o segundo é arrastado em pé, à força, para o hospital.

    Publicidade

    “Essas descobertas provam que a organização terrorista Hamas usou o Hospital Al-Shifa no dia do massacre como infraestrutura terrorista”, disseram as FDI, que notificaram “autoridades relevantes” sobre as imagens.

    https://twitter.com/IDF/status/1726319791865016493

    Continua após a publicidade

    Outras imagens das câmeras de vigilância do hospital divulgadas pelas FDI mostram o que parecem ser terroristas do Hamas dentro do complexo médico e fora dos quartos dos reféns.

    As autoridades israelenses têm a intenção de apresentar provas da utilização indevida do Hospital Al-Shifa pelo Hamas, para reforçar o apoio à ofensiva de Israel em curso na Faixa de Gaza e justificar seus ataques a infraestruturas civis, como hospitais.

    Publicidade

    Durante a última semana, Tel Aviv concentrou operações militares dentro e ao redor de Al-Shifa, provocando críticas da comunidade internacional e de órgãos supranacionais, como as Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.