Clique e assine a partir de 9,90/mês

Israel detém presidente do Parlamento palestino, deputado do Hamas

Por Da Redação - 19 jan 2012, 18h41

Ramala, 19 jan (EFE).- O presidente do Parlamento palestino, Aziz Duwaik, membro do movimento islâmico Hamas, foi detido hoje por soldados israelenses em um posto de controle militar na Cisjordânia, informou a agência oficial de notícias palestina ‘Wafa’.

A prisão de Duwaik aconteceu no posto de controle do Exército israelense de Jaba, entre Ramala e Jerusalém, quando o dirigente palestino se dirigia à cidade de Hebron, no sul da Cisjordânia.

Segundo a agência de notícias semioficial palestina ‘Maan’, que cita testemunhas, os soldados algemaram e vendaram os olhos de Duwaik, que foi conduzido posteriormente a um lugar desconhecido.

Um porta-voz do Exército israelense consultado pela Agência Efe disse ainda não ter confirmação da prisão do dirigente.

Continua após a publicidade

Ao todo, 23 dos 74 deputados do Hamas no Conselho Legislativo Palestino, que conta com 132 membros, atualmente se encontram detidos nas prisões israelenses, segundo a associação de direitos dos presos Adameer.

Vinte deles estão em situação de prisão administrativa sem ter sido julgados nem acusados formalmente na Justiça, de acordo com a mesma fonte.

O Parlamento palestino deixou de funcionar como tal desde que o Hamas assumiu o controle da Faixa de Gaza em 2007 e expulsou do território os dirigentes do Fatah, que governa a Cisjordânia.

Duwaik tinha sido detido junto a outros dirigentes do Hamas em 2006, depois que milicianos armados palestinos sequestraram o soldado israelense Gilad Shalit perto da Faixa de Gaza.

Continua após a publicidade

Em 2009, o presidente do Conselho Legislativo palestino foi novamente libertado, enquanto Shalit foi trocado por mais de mil prisioneiros palestinos em outubro passado. EFE

Publicidade