Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Inundações na Tailândia já causaram 181 mortes

As autoridades da Tailândia elevaram nesta terça-feira para 181 o número de mortos pelas inundações provocadas pelas chuvas torrenciais que atingiram em outubro 51 das 76 províncias do país, informaram fontes oficiais.

O Governo estima que quase oito milhões de pessoas foram afetadas, sobretudo nas regiões sudeste e sul do país. Há dois dias não há registros de temporais em território tailandês.

A zona mais devastada continua sendo a província meridional de Songkhla, onde a cidade de Hat Yai está parcialmente submersa, com a parcial de 26 vítimas fatais.

Milhares de soldados foram destacados para levar ajuda a quase 100 mil pessoas que estão ilhadas em suas próprias casas.

Segundo os meteorologistas, a tempestade se afasta do país em direção ao oeste, mas ainda há o risco de ondas gigantes em toda a região do Istmo de Kra, que separa o Golfo de Siam do Mar de Andaman.

Desde o início das chuvas, em 10 de outubro, vastas áreas de dois terços do país ficaram alagadas, e as autoridades tentam evitar a todo custo que as inundações cheguem a Bangcoc, como aconteceu em 1986 e 1991.

Como medida de prevenção, os serviços de emergência colocaram milhares de sacos de areia em pontos do rio Chao Phraya e distribuiu bombas para reduzir o volume de água e evitar o seu transbordamento.

(com Agência EFE)